Variedades

Espetáculo infantil ‘De onde vem o dinheiro?’ ensina educação financeira de forma lúdica em BH

Peça circula por oito cidades brasileiras, incluindo Belo Horizonte, com apresentações que estimulam poupar, planejar e realizar sonhos
Espetáculo infantil ‘De onde vem o dinheiro?’ ensina educação financeira de forma lúdica em BH
Foto: Moisés Pasianotto

De forma leve e divertida, o espetáculo “De onde vem o dinheiro?” tem como objetivo mostrar às crianças que o dinheiro não nasce em árvore e que é possível poupar, empreender e realizar sonhos. A nova montagem está em circulação por oito cidades brasileiras, incluindo Belo Horizonte, Sabará, na Região Metropolitana da Capital, e Juiz de Fora, na Zona da Mata. Também haverá apresentações em Belém (PA), Curitiba (PR), São Francisco do Sul (SC), Salvador (BA) e Piracicaba (SP).

Na capital mineira, a peça integra a Mostra Infantil do Circuito Municipal de Cultura, que será realizada de 2 a 10 de outubro. A programação ocupará os Teatros Francisco Nunes, Marília e Raul Belém Machado, além dos Centros Culturais São Bernardo, Alto Vera Cruz e Lindeia Regina, com atividades especialmente voltadas ao público infantil.

Dirigido por Leandro Mariz, o espetáculo tem no elenco Aurélio Lima, Inês Munhoz e Titzi Oliveira. A realização é do Instituto Arte e Cultura Para Todos, com produção da WB Produções, de Bruna Dornellas e Wesley Telles, dupla responsável por montagens de sucesso como “Misery”, de Stephen King, e “Três Mulheres Altas”, de Edward Albee.

A narrativa acompanha Tina e Antônio, dois amigos de oito anos que vivem distantes, mas unidos pela saudade. Ao descobrir que precisa de dinheiro para visitar o amigo, Tina embarca em uma jornada lúdica. Inspirada nos games, sua mãe cria um “jogo da vida real”, no qual a personagem Rainha Dim-Dim propõe desafios recheados de música, perguntas e fases. Entre as lições estão a importância de poupar, planejar, ter disciplina e valorizar conquistas.

De forma criativa, a peça transforma aprendizado em diversão, mostrando às crianças que lidar com o dinheiro também faz parte do processo de crescer.

A iniciativa é apresentada pelo Ministério da Cultura e conta com patrocínio do Nubank, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas