Variedades

Espetáculo reúne dança, literatura e pintura

Espetáculo reúne dança, literatura e pintura
Crédito; Luisa Machala

Dois quadros da artista da dança, literatura e pintura, Graziela Andrade – “Roturas” e “Epitélio” – são o ponto de partida para oito dançarinos da Ananda Cia de Dança Contemporânea realizar o espetáculo “Movimento Derivado”, idealizado pela companhia e pela artista durante a quarentena. Criada para a exibição em ambiente digital, na montagem, os dançarinos são divididos em dois grupos de quatro – “Roturas” e “Epitélio” – e, cada um de sua casa ou locais definidos como isolados, criam a partir das obras e são filmados.

Com direção de direção Anamaria Fernandes e Graziela Andrade, as apresentações do espetáculo, composto por dois vídeos que serão exibidos simultaneamente, acontece a partir de amanhã e até o próximo sábado, às 19h, no Canal do YouTube da Cia Ananda, com acesso livre, gratuito e opção em audiodescrição. E nos dias 10, 17 e 28 de setembro, o espetáculo será exibido nos centros culturais São Geraldo, Zilah Sposito e São Bernardo, seguido de roda de conversa com os artistas criadores.

O projeto emerge desta clausura coletiva, esse momento em que a artista Graziela Andrade cumpre quarentena em seu ateliê improvisado e que também, os dançarinos da Ananda Cia de Dança Contemporânea estão espalhadas em pontos da cidade, cada qual em seu espaço de isolamento. A criação artística em si é uma aposta na tradução intersemiótica entre artes visuais e dança, mediada por imagens digitais, numa captura de gestos, sensações e movimentos na direção das telas aos corpos.

Tendo as pinturas como ponto de partida os artistas se questionaram sobre as possibilidades de dar a elas outras espacialidades e sobre como as obras podem atravessar os corpos dançantes. Quais tensões, ritmos e sensações são provocados no encontro, ainda que virtual, com as pinturas? Qual estética nasce desse contato entre artes e subjetividades dos artistas que compõem este projeto? Como o movimento, enquadrado, se traduz em dança? O que a dança pode revelar da pintura?

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Acredita que o diálogo formado entre estas linguagens artísticas – dança e artes visuais – com o uso da tecnologia, enriquece o saber e amplia as possibilidades de criação em arte, oferecendo novos caminhos do sensível e possibilitando novas experiências aos artistas e ao público. Na direção das telas pintadas às telas pixeladas, os corpos capturam gestos, acumulam sensações e transbordam movimentos”, explica Graziela Andrade. 

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas