Variedades

Governo do Estado anuncia programa para apoiar e promover festas juninas tradicionais

Denominada de Minas Junina, a iniciativa busca fortalecer a festividade, aumentando a movimentação turística
Governo do Estado anuncia programa para apoiar e promover festas juninas tradicionais
Crédito: Ane Souz/Secult-MG

Com o objetivo de valorizar, estruturar e promover as festas populares do período junino, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), lança neste mês o programa Minas Junina. A iniciativa também inaugurará um calendário unificado de eventos entre a Secult e o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), o qual reunirá a catalogação de eventos e manifestações culturais em todo o Estado, integrando o turismo e a cultura.

Dessa forma, os turistas terão de maneira acessível todas as informações sobre festividades, como as celebrações juninas, que atraem milhares de visitantes, fomentando a economia da criatividade, com grande oferta de serviços em diversas cidades do estado, que se consolidam como destinos culturais e turísticos.

Com música, dança, pratos típicos, vestuário e decoração vibrantes, as festas juninas têm características únicas e uma longa tradição. Em muitos lugares permanecem também as tradições religiosas.

A iniciativa inédita busca, assim, fortalecer a festividade por todo o Estado, aumentando a movimentação turística, o que contribui para a geração de emprego e renda.

A principais frentes de atuação do Minas Junina são: estruturação, promoção, monitoramento e apoio à comercialização. O objetivo é mapear os municípios com tradição nas festividades juninas, fomentando a elaboração de rotas turísticas com essa temática.

O fluxo de pessoas em Minas Gerais foi de aproximadamente 3 milhões no período das festas juninas em 2022. Essas comemorações também aquecem diversos setores da economia. Segundo pesquisa realizada pela Fecomércio MG, no ano passado, 51% das empresas do gênero alimentício e que atuam no comércio varejista foram afetadas positivamente.

Conforme o subsecretário de Estado de Turismo, Sérgio de Paula e Silva Júnior, a expectativa para 2023 é dobrar essa movimentação. “Estamos projetando um fluxo de 6 milhões de pessoas para as festas juninas mineiras”, declarou Sérgio de Paula.

Para apoiar os municípios a comercializarem seus atrativos, a Secult criará uma newsletter com os principais eventos. Também oferecerá a agentes e operadores de viagens workshops, encontros de negócios e famtours. Essa ação, será realizada em parceria com o Sebrae-MG. O Minas Junina também realizará uma série de ações para divulgar as festas.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas