Variedades

Evento em BH discute papel humano na era da IA e aproxima gerações no ambiente corporativo

Evento Diálogo entre Gerações BH 2025 reuniu lideranças empresariais, especialistas em gestão, tecnologia, moda e cultura
Evento em BH discute papel humano na era da IA e aproxima gerações no ambiente corporativo
Foto: Fresta Content Company

Com o avanço da inteligência artificial e o surgimento de novos modelos de trabalho, promover o diálogo entre diferentes gerações se torna um desafio estratégico para as empresas. Atento a este cenário, o evento Diálogo entre Gerações BH 2025, sediado em Belo Horizonte, abordou o papel humano nas transformações sociais e tecnológicas que impactam o ambiente corporativo.

Idealizado pela especialista em Psicologia Positiva Alessandra Mattar e pela empresária Anna Valente, o encontro reuniu lideranças empresariais, especialistas em gestão, tecnologia, moda e cultura para refletir sobre o papel humano em um mundo cada vez mais digital e automatizado. Profissionais de diferentes faixas etárias e setores acompanharam painéis, apresentações musicais e discussões sobre sustentabilidade, saúde mental e inclusão.

A programação do evento foi estruturada em três eixos: cultura e saúde mental, sustentabilidade e tecnologia e moda e inclusão. Cada painel levou visões complementares sobre as transformações em curso nas empresas e na sociedade:

Com foco na construção de ambientes corporativos mais equilibrados, o painel sobre cultura organizacional e saúde mental destacou a importância da liderança na promoção do bem-estar nas empresas. O CEO da Gerdau, Gustavo Werneck, compartilhou práticas que vêm sendo aplicadas na companhia para acolher colaboradores e fortalecer uma cultura de escuta ativa. “A empresa entrega mais quando cuida das pessoas. E isso tem retorno direto, inclusive financeiro”, afirmou Werneck.
Entre as ações apresentadas está o programa Mais Cuidado, que oferece apoio psicológico a trabalhadores e familiares. Ele também mencionou a parceria com a Fundação Dom Cabral para qualificação de jovens aprendizes e comentou a influência do conceito de Felicidade Interna Bruta, do Butão, na construção de ambientes corporativos mais saudáveis.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Eliane Ramos, da Predictive Index, reforçou que o desenvolvimento de lideranças empáticas e preparadas para escutar é essencial para transformar a gestão de pessoas. “Liderança é, antes de tudo, conexão. E a escuta é a base para transformar relações e organizações”, pontuou.

Inovação com foco social e ambiental

A sustentabilidade corporativa e o papel da tecnologia na transformação das cidades também ganharam espaço no evento. O CTO da MRV Engenharia, Reinaldo Sima, explicou como a empresa tem utilizado soluções digitais para oferecer moradias personalizadas e ampliar o acesso à habitação de qualidade.
Ele também antecipou o lançamento do aplicativo Suzy, uma assistente digital criada para acompanhar os clientes ao longo de toda a jornada – desde a escolha do imóvel até o dia a dia na nova moradia. A proposta, segundo Sima, é promover sustentabilidade não só ambiental, mas também social e comunitária.

Inclusão que gera impacto

O painel sobre inclusão na moda abordou representatividade e acessibilidade no universo do vestuário e da cultura. A influenciadora Dani Rudz compartilhou sua trajetória profissional e defendeu a importância da diversidade nas campanhas e produtos das marcas.

Idealizadoras do Diálogo entre Gerações BH 2025, Alessandra Mattar e Anna Valente destacaram a importância das conexões criadas durante o evento. “Falamos de temas de grande relevância e aprendemos muito com cada painel. Foi enriquecedor ver como tantas gerações podem se escutar e se complementar”, avaliou Alessandra Mattar.

“Saímos emocionadas e felizes. Reunir tanta gente incrível em um mesmo espaço foi uma experiência transformadora”, concluiu Anna Valente.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas