Variedades

Evento celebra a gastronomia mineira

Evento celebra a gastronomia mineira
Crédito: Fernando Machado

Celebrando o Dia da Gastronomia Mineira (5 de julho) em homenagem ao nascimento do escritor Eduardo Frieiro, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), fundador da Biblioteca Luiz de Bessa e autor do livro “Angu, Feijão e Couve”, acontece a partir desta segunda-feira e até 6 de agosto a 7ª Edição da Semana da Gastronomia Mineira.

Tendo sido agraciada com o título de Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, Belo Horizonte passou a integrar o grupo de cooperação internacional entre cidades que têm atividades criativas, ampliando as possibilidades de envolvimento do público de maneira mais próxima e acessível à produção cultural, além de promover o pertencimento da população sobre o patrimônio cultural.

Diante do novo normal, o Projeto Encontros Criativos da Gastronomia de Belo Horizonte, vem somar e enriquecer como a programação da Semana da Gastronomia Mineira, proporcionando, ainda mais, conteúdo, informação e conhecimento.

Comemorada desde 2015, a Semana da Gastronomia Mineira contava com eventos presenciais em restaurantes e no Mercado Central, com oficinas, cozinhas-show, degustações e havia a entrega do Prêmio Eduardo Frieiro, considerado o Oscar da gastronomia mineira. Desde o ano passado, devido à pandemia, a entrega do prêmio que era feita através de uma solenidade de entrega seguida de um coquetel precisou ser cancelada. “Entendemos que esse era o ponto alto do evento. Empresas, organizações, produtores agroecológicos, chefs, restaurantes, estudiosos e muitos outros, ligados à gastronomia mineira eram premiados e todos esperavam por esse momento. Infelizmente por conta da pandemia tivemos que cancelar a entrega do prêmio. Esperamos que, em 2022, possamos voltar com essa importante solenidade”, conta o chef Edson Puiati (foto), um dos realizadores da Semana da Gastronomia Mineira.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Formato híbrido – O evento que era 100% presencial precisou ser readequado para o modelo virtual. Neste ano, porém, ele terá o formato híbrido. Será online com algumas ações realizadas presencialmente com poucas pessoas e seguindo os protocolos de segurança.

“Atravessamos um momento difícil e delicado para o setor da gastronomia. Desde a primeira edição, o evento era disputado, a sociedade tinha grande interesse em participar das palestras, oficinas e workshops. Os corredores do Mercado Central eram palco do evento e, diante do novo normal, a dificuldade em realizar, um evento da magnitude da Semana da Gastronomia Mineira, ficou ainda maior. Mas, não desistimos e não nos desesperamos. Pela gastronomia mineira, a 7ª edição vai acontecer”, afirma o chef Edson Puiati.

A 7ª Edição da Semana da Gastronomia Mineira irá tratar dos alimentos do campo à mesa, considerando seus aspectos culturais e étnicos. chefs renomados irão conversar com convidados do Estado inteiro. “Temos muito a aprender. Com influências indígenas, africanas e portuguesa, a gastronomia mineira tem história e tradições culturais e sua riqueza é imensurável e, tudo isso, é preciso ser levado à mesa”, enfatiza Puiati.

A abertura será realizada com a chef Juliana Duarte, historiadora, proprietária do restaurante Santo Antônio, conversando com o chef Felipe Rameh, que tem um livro publicado que fala justamente sobre a humanização da cozinha, chamado “Inventário Particular’.

A programação inclui também duas visitas em hortas comunitárias com um chef e um engenheiro agrícola da Emater-MG para fazer essa troca de informações.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas