Variedades

Eventos em BH celebram Semana da Consciência Negra; veja a programação

Programação especial inclui atividades que proporcionam experiências sensoriais e artísticas de matriz africana
Atualizado em 19 de novembro de 2024 • 18:30
Eventos em BH celebram Semana da Consciência Negra; veja a programação
Primeiro Afoxé de BH atua na divulgação da cultura negra e na luta contra o racismo | Foto: Elizangela S.

Na semana da Consciência Negra, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) promove uma série de eventos que visam valorizar a presença negra na cultura brasileira. A programação especial inclui atividades que proporcionam experiências sensoriais e artísticas de matriz africana, realizadas em museus de grande representatividade na cidade.

A Secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, enfatiza que a programação foi elaborada para proporcionar uma vivência que transcende o simples olhar.

“Incluímos atividades sensoriais e artísticas que nos conectam com as raízes e expressões culturais afro-brasileiras. Para nós, é essencial que os museus de Belo Horizonte sejam espaços vivos de representatividade e pertencimento”, diz.

Leia também: Por que Consciência Negra será celebrada pela 1ª vez como feriado nacional?

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O presidente da Fundação Municipal de Cultura, Bernardo Correia, reconhece a importância de fortalecer a vivência e conexão de novas experiências nos museus.

“Nossa proposta não é realizar uma ação isolada no mês da Consciência Negra, mas manter um exercício contínuo para promover a convivência e o protagonismo desses grupos que têm sido historicamente invisibilizados”.

Veja a programação dos museus de Belo Horizonte

No dia 20 de novembro, data em que se celebra o Dia Nacional da Consciência Negra, será realizada a ação “Oficina de Adereços Africanos e Carnavalescos com Afoxé Ilê Odara”, das 14h30 às 16h30, no Museu da Moda, localizado em frente ao Edifício Maletta, no Centro de Belo Horizonte.

O Afoxé Ilê Odara, fundado em 1979 pela Ialorixá Mãe Gigi, é o primeiro Afoxé de Belo Horizonte e atua na divulgação da cultura negra e na luta contra o racismo. O grupo é uma referência no Carnaval de rua da cidade e compartilhará conhecimentos sobre a confecção de adereços carnavalescos. Para participar, é necessário realizar a inscrição pelo e-mail [email protected].

No dia 23 de novembro, a partir das 9h30, o Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB), situado no bairro Cidade Jardim, na região Centro-Sul, realiza a oficina “Bicho Folha: Educação Ambiental Afrocentrada”.

O evento convida o público a explorar experiências artísticas relacionadas à educação ambiental sob a perspectiva da cultura africana e afrodescendente, conduzido pelo coletivo Minhas Plantas, Meu Quintal. A oficina é aberta a todas as idades e não requer inscrição prévia.

Encerrando a programação da PBH, no dia 30 de novembro, às 9h30, o Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte oferecerá a experiência interativa “Ervas e Bença: Encontro Sensorial com a Experimentação das Ervas e Plantas Medicinais”, com a presença de mestres e raizeiros da cultura de matriz africana, em colaboração com o coletivo Minhas Plantas, Meu Quintal e a Casa Pai Francisco de Angola e Mãe Maria Conga.

Dia da Consciência Negra também é lembrado pela Igreja Católica

No dia 20 de novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra também será celebrado pela Arquidiocese de Belo Horizonte. Integrantes das pastorais Afro-brasileiras, Movimentos Negros e pastorais sociais convidam a população para uma missa a ser realizada às 10h, no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição dos Pobres, localizado no bairro Lagoinha, na região Noroeste da Capital.

Celebração será marcada por fé e esperança | Foto: Elizangela S.

Durante a celebração, será enfatizado o valor da esperança e da fraternidade como uma oportunidade de reflexão sobre a rica herança afro-brasileira e sua contribuição.

Feriado terá Marcha da Consciência Negra em BH

Neste feriado nacional, acontece também em Belo Horizonte a 15ª Marcha da Consciência Negra, às 15h, com concentração na Praça 7, no Centro da cidade. Neste ano, o tema será: “Povo Preto em Luta por Reparações e pelo Bem Viver”.

O percurso será até o Parque Municipal, onde os participantes encontrarão com as estátuas de Lélia Gonzalez e Carolina de Jesus, que também muito lutaram para reconhecimento e valorização da contribuição da mulher negra. O evento será encerrado com falas dos representantes das entidades que o construíram, além de apresentações culturais.

Confira mais eventos para celebrar a data na capital mineira

Samba da Consciência Negra

  • Data: 20 de novembro
  • Local: 3 Pretos Bar (Avenida Dom Pedro II, 3608 – Jardim Montanhês)
  • Horário: de 12h às 23h
  • Ingressos: R$ 40 (quarto lote) – para adquirir, clique aqui.

Fórum Vozes Negras – Arte e Identidade

  • Data: 21 de novembro
  • Local: Auditório do Centro Universitário Una (Rua dos Aimorés, 1451,  Lourdes)
  • Horário: de 18h45 às 21h

Em cartaz: “Pitanga

  • (Camila Pitanga | Brasil | 2016 | 103 min)
  • Exibição: 21 de novembro, às 17h, e 28 de novembro, às 19h
  • Local: Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza)

Premiado longa-metragem fica em cartaz somente em dois horários. Foto: Reprodução TV Brasil

Em cartaz: “Doutor Gama”

  • (Jeferson De | Brasil | 2021 | Drama | 92 min)
  • Exibição: 21 de novembro, às 19h
  • Local: Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza)

Em cartaz: “Sementes – Mulheres Pretas no Poder”

  • (Éthel Oliveira/Júlia Mariano | Brasil | 2020 | Documentário | 100 min)
  • Exibição: 22 de novembro, às 17h
  • Local: Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza)

Circuito Liberdade também tem programação especial

Para estimular o debate sobre a luta das pessoas negras contra o racismo, os equipamentos do Circuito Liberdade também terão uma série de atividades especiais na semana do feriado nacional. As ações vão até esta sexta-feira (22).

Os horários e os valores dos ingressos são variáveis. Mesmo no feriado, os equipamentos estarão abertos. Os horários de funcionamento podem ser conferidos no portal do circuito.

Programação

Na véspera do feriado (19), no Palácio das Artes, o Cine Humberto Mauro, em parceria com o projeto Cinema para Ação Educativa, promove a sessão especial “Negritude em Movimento”, às 17h. O evento exibe o documentário “BH Soul: A Cultura Black de Belo Horizonte”, seguido por uma roda de conversa mediada por Gabriel Lobo sobre a negritude e suas expressões culturais.

No mesmo dia, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais apresenta, gratuitamente, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, às 12h, trechos do “Concertos da Liberdade: Dia da Consciência Negra” com as cantoras mineiras Adriana Araújo e Nath Rodrigues, sob a regência do maestro Angelo Rafael. O programa completo será interpretado no dia seguinte, a partir das 20h, com ingressos vendidos na plataforma Eventim e na bilheteria.

O educativo do Palácio das Artes realiza uma série de atividades que exploram e valorizam a experiência de pessoas negras. No dia 21, às 10h, acontece uma contação de história do livro “Menina Bonita do Laço de Fita”, seguida de uma roda de conversa, na Pequena Galeria Pedro Moraleida.

No dia 22, às 10h, a oficina “Pequenos Faraós” explora os fundamentos do Kemetic Yoga, promovendo uma prática integrativa de corpo e mente, inspirada na sabedoria ancestral do Egito Antigo. A atividade é voltada para o público entre 6 e 15 anos e será desenvolvida na Galeria Aberta Alberto da Veiga Guignard.

Além disso, a PQNA Galeria do Palácio recebe a instalação “Cuidar de Si” até o dia 22. As peças promovem o acolhimento, a reflexão e o empoderamento de mulheres negras em um espaço sensorial, por meio da combinação de música, poesia, desenhos e ilustrações. A exposição está aberta ao público de terça-feira a sábado, das 9h30 às 21h, e aos domingos, das 17h às 21h.

Feira inédita traz empreendedorismo negro feminino para a pauta

No sábado (23), a partir das 11h, o Hotel Royal Design Savassi realiza a 1ª Feira de Empreendedorismo Social em celebração ao Mês da Consciência Negra. O evento é gratuito e conta com palestras e exposição de produtos e serviços.

A iniciativa é resultado de uma parceria da rede hoteleira com a Expoarte e tem apoio da Belotur – Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte.

A programação inclui a roda de conversa “Desafios do Empreendedorismo para Mulheres Negras”, mediada por Simone Graziele, jornalista especializada em PR e marketing de influência. Simone possui uma carreira consolidada com passagens por grandes empresas e agências, como Avon, Grupo Boticário, Edelman e Mynd, além de expertise no trabalho com marcas e influenciadores.

O bate papo terá também a participação de Tatiana de Paula, empreendedora e fundadora da Momento Ouro – Joias Ancestrais, e outros nomes que serão anunciados nas redes sociais do hotel ao longo da semana.

A feira de produtos reunirá 12 empreendedoras sociais que apresentarão itens como artesanatos, joias, roupas e serviços pet. Haverá também uma feira de adoção pet coordenada pela ONG Projeto Cãomer, reforçando o compromisso ESG da rede Royal Hotéis com o bem-estar animal.

A trilha sonora será garantida pela banda Quijeitinho, com samba e choro, e a gastronomia será assinada pelo Kup Café e Bar, oferecendo um buffet de feijoada (R$ 42,00 + 10% de taxa de serviço).

Com informações da Agência Minas

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas