Variedades

Veja os destaques da agenda de eventos desta terça (03/10)!

Veja os destaques da agenda de eventos desta terça (03/10)!
Crédito: Divulgação

“Berro de Maria”

O Sempre Um Papo recebe a psicanalista e escritora Inez Lemos para conversar a respeito de seu livro, “Berro de Maria”(Dulcineia, da Editora Quixote+Do). O bate-papo acontece hoje, às 19h, sob a mediação da jornalista Letícia Finamore, de forma on-line, no canal do YouTube do projeto. “Berro de Maria” é um libelo, desabafo, tentativa de acerto de contas na voz de uma mulher, verdadeiro lugar de fala do feminino, heterossexual, branco. As memórias, numa autoficção, se entrelaçam com citações, relatos que, ao longo da vida, Inez guardou e pensou: Um dia conto tudo, dedo na ferida que sangra dentro, peito latejando, precisamos berrar. Num ato de reciprocidade, as mulheres desejam, também, sorrir e ser feliz – na casa, na cama e na rua. Na voz de Maria, personagem gestada há anos, num misto de autoficção, relatos de sofrimento ilustrando trajetórias recheadas de machismo, racismo, injustiças sociais e políticas. Maria viveu os anos da ditadura como aluna de história na UFMG, época em que, na Fafich, a esquerda dava o tom, junto ao surgimento do Partido dos Trabalhadores (PT).

Série Concertos Gerdau

O pianista Sérgio Monteiro interpreta, na temporada 2023 da Série Concertos Gerdau, obras de Johannes Brahms (1833-1897), Henrique Oswald (1852-1931), Louis Vierne (1870-1937), Franz Liszt (1811-1886). A única apresentação será realizada hoje, às 20h30, no Centro Cultural Unimed-BH Minas (rua da Bahia, 2.244, Lourdes). O projeto tem a direção artística de Celina Szrvinsk. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia) e podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ou no site Eventim. A classificação é 10 anos. Fluminense de Niterói, Sergio Monteiro iniciou os estudos aos quatro anos com sua mãe. É bacharel e mestre pela UFRJ, sob orientação de Myrian Dauelsberg e vencedor de diversos concursos de piano no Brasil e América do Sul. Concluiu o doutorado sob orientação de Nelita True na Eastman School of Music nos EUA, onde recebeu importantes prêmios, incluindo o Performance Certificate e o Concerto Competition. Desde 2015 lançou oito discos pela Naxos com músicas de Henrique Oswald, Franz Liszt, Mendelssohn, Louis Vierne e Domenico Scarlatti.

“Eu Acredito em Você”

A exposição “Eu Acredito em Você” reúne fotografias de 12 tradições religiosas e convida o público a pensar as conexões entre o ser humano e o sagrado As fotos documentais foram realizadas por Luisina Ferrari, argentina que vive em Belo Horizonte há 11 anos, ao adentrar no vasto universo religioso presente no Brasil. A exposição foi inaugurada no dia 1º de abril de 2023 e circulou por sete centros culturais de Belo Horizonte. O Centro Cultural Usina de Cultura, no bairro Ipiranga, vai receber a última etapa desse ciclo de exposições a partir de hoje e até 31 de outubro, de terça a sexta-feira, de 9h às 19h, e sábado, de 9h às 17h. A entrada é gratuita. “Eu Acredito em Você” recebeu um público de quase 8 mil pessoas. Inúmeras visitas guiadas foram realizadas com escolas públicas, municipais e grupos religiosos. Propor um diálogo sobre liberdade religiosa foi um dos propósitos de Luisina. E o papel da educação é fundamental para que se compreenda as diferenças culturais e religiosas num país tão diverso como o Brasil.

“Poesia Afrocolombiana”

O Centro Cultural UFMG é palco da exposição “Poesia Afrocolombiana”, idealizada pela professora, poeta e editora Sônia Queiroz. A mostra reúne gravuras e aquarelas e poderá ser vista até 5 de novembro, de terça a sexta-feira, de 9h às 20h, e nos sábados, domingos e feriados, de 9h às 17h. A entrada é gratuita e tem classificação livre. A mostra é motivada pelo lançamento da antologia bilíngue de mesmo título, resultado de pesquisa, seleção, tradução e edição de poemas escritos por afrocolombianos, seguidos de ensaios sobre essa poesia, reunidos em livro da série ‘Patrimônio Vivo’ da Editora UFMG. A série, publicada pelo selo Incipit e dirigida pelas docentes Ana Utsch e Sônia Queiroz, tem como principal objetivo promover a circulação de estudos desenvolvidos no âmbito do patrimônio gráfico e das culturas afro-indígenas no espaço latino-americano, incitando a aproximação entre o Brasil e o mundo hispano-americano.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Mostra de Profissões

Decidir a profissão a seguir não é uma tarefa fácil de realizar, por isso, para ajudar os alunos nesta escolha tão difícil, o Colégio Nossa Senhora das Dores (CNSD) realizará amanhã a Mostra de Profissões do CNSD, destinada a todos os alunos do ensino édio (1ª, 2ª e 3ª série). Este evento enriquecedor ocorrerá na unidade Floresta (avenida Francisco Sales, 77). A Mostra de Profissões representa uma oportunidade imperdível para os alunos explorarem diversas áreas de interesse, descobrirem carreiras promissoras e adquirirem conhecimentos valiosos sobre o mercado de trabalho. É um momento para que eles explorem suas paixões, façam perguntas e planejem seus futuros acadêmicos e profissionais. Durante o evento, cada aluno receberá um cartão, e ao participar de cada atividade, receberá um selo e participará de sorteio de brindes.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas