Variedades

Exposição ‘Mundo Zira’ fica no CCBB até a próxima segunda-feira (9); veja como visitar

Público só tem a próxima segunda-feira (9) para conhecer um rico acervo do escritor e jornalista mineiro
Exposição ‘Mundo Zira’ fica no CCBB até a próxima segunda-feira (9); veja como visitar
Exposição já foi visitada por mais de 124 mil pessoas em BH e último dia é nesta segunda-feira (9) | Crédito: Divulgação Renata Duarte

A exposição “Mundo Zira – Ziraldo Interativo” se prepara para se despedir de Belo Horizonte. O público tem somente até esta segunda-feira (9) para se divertir e conhecer um pouco mais do universo do chargista, caricaturista, escritor e jornalista mineiro de Caratinga.

Sucesso enorme, a mostra já foi vista por mais de 124 mil pessoas no CCBB BH (no Circuito Liberdade) desde sua inauguração, no dia 26 de junho, e vem encantando crianças, jovens e adultos que brincam com os personagens e as histórias criadas por Ziraldo, como o Menino Maluquinho, a Turma do Pererê, Flicts, entre outros.

Realizada pela Lumen Produções e pelo Instituto Ziraldo, a exposição faz um tributo à trajetória multifacetada de Ziraldo como quadrinista, multiartista e escritor. A direção artística e curadoria é de Adriana Lins e Daniela Thomas, sobrinha e filha do artista, respectivamente.

O projeto estreou no CCBB Brasília em 2022, atraindo mais de 65 mil visitantes, e depois esteve no CCBB Rio, sendo visto por mais de 185 mil pessoas. “Foi emocionante ver pessoalmente crianças saindo da exposição, no CCBB BH, saltitantes, com os olhos brilhando ‘implorando’ aos pais pelos livros do Ziraldo: ‘Quero ler o Flicts!!’, ‘Eu sou o Bichinho da Maçã’… Motivar o desejo de se aproximar da literatura, era exatamente esse o desejo da curadoria!”, comemora Adriana Lins.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


A exposição fez as pessoas se encantarem com a união da interatividade e da tecnologia com a arte tradicional, proporcionando uma nova leitura das obras icônicas do artista, e passar em BH tem um significado especial: “Costumamos dizer que Ziraldo era um mineiro-carioca-cidadão do mundo, mas ele sempre disse, sem o menor pudor, o quanto ele era amado na sua cidade natal, Caratinga. O quanto ele se sentia em casa! Como era referência para ele em vários dos seus livros! E como o que ele viveu lá, tanto na primeira infância quanto depois, no final da adolescência, foram determinantes para o afeto e o pensamento dele como artista e na vida toda. Então, levar Ziraldo para Minas resgata muito desse afeto”, finaliza a viúva de Ziraldo, Márcia Martins Alves Pinto.

A entrada do “Mundo Zira – Ziraldo Interativo” é gratuita, com retirada de ingresso no site ccbb.com.br/bh e na bilheteria do Centro Cultural. Crianças menores de 5 anos não precisam apresentar ingresso.

Quem quiser mais informações, pode acessar o Instagram do CCBB (@ccbbbh) ou da exposição (@mundozira).

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas