Variedades

Exposição ‘Paisagens Mineradas’ estreia sábado na Funarte

Objetivo é propor mais uma reflexão sobre a mineração. Confira também outros destaques outros destaques de Variedades
Exposição ‘Paisagens Mineradas’ estreia sábado na Funarte
Foto: Divulgação Isabelle Aguiar

Após passar por São Paulo (SP), Belém (PA) e Ouro Preto, a exposição “Paisagens Mineradas: marcas no corpo-território” chega à capital mineira para propor mais uma reflexão sobre a mineração. A mostra é uma realização do Instituto Camila e Luiz Taliberti e traz o olhar profundo de 12 artistas mulheres para as consequências da mineração nas paisagens do País e nas vidas dos seus habitantes.

A exposição fica em cartaz deste sábado (5) a 9 de agosto, na Funarte (rua Januária, 68 – Centro), no galpão 5, com entrada gratuita. Entre pinturas, gravuras, videoarte, instalações e fotografias, “Paisagens Mineradas” traz à luz a memória dos que perderam a vida e dialoga com um amanhã possível: as obras retratam devastação, mas também a capacidade de regeneração. O texto de apresentação da mostra diz que a mesma é “um convite à imaginação de um solo fértil. Nessa lama vermelho-sangue, semeamos a vida.”

Veja, a seguir, outros destaques de Variedades:

Sarau 2025: últimos dias para inscrições

Já são cerca de 40 shows de música brasileira em um dos projetos mais longevos do Centro Cultural Unimed-BH Minas. Até o dia 14 de julho, cantores intérpretes da música nacional podem fazer sua inscrição gratuita para a 9ª edição do edital de ocupação do Teatro do Centro Cultural, o Sarau Minas Tênis Clube. O evento fomenta a presença dos artistas da cena na capital e tem como objetivo a formação de público. Por isso, serão selecionados quatro cantores que deverão escolher para o repertório do show a obra de um artista brasileiro, com total liberdade para fazer novos arranjos.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Os shows serão em outubro deste ano e o resultado final será divulgado no dia 21 de agosto. O edital está no site. Na seleção, há etapas de análise de documentação, justificativa e áudio, além de apresentação no teatro no dia 11 de agosto.

Educativo da Fundação Clóvis Salgado traz atividades gratuitas

Neste mê de julho, a Fundação Clóvis Salgado (FCS), por meio do Educativo, realizará uma série de atividades. De 5 a 26 de julho, o público poderá participar de várias oficinas, visitas mediadas, bate-papo e visita patrimonial. A programação acontecerá no Palácio das Artes e na CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais. Todos os eventos são gratuitos, com inscrições através do seguinte e-mail: [email protected].

Tem atividades internas e também ao ar livre. Para a coordenadora do Programa Educativo e de Mediação Cultural da FCS, Dulcilene Fonseca, a ideia é despertar no público a sensação de pertencimento e de que o Palácio das Artes em um lugar para todos, um “espaço vivo”. O Educativo tem programação para o público infantil e também para o público adulto.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas