Exposição reúne 69 gravuras de Rembrandt na Casa Fiat de Cultura
Poucos artistas foram capazes de traduzir a alma humana com tanta intensidade quanto Rembrandt van Rijn (1606–1669). Entre luzes e sombras, o mestre holandês reinventou a gravura no século 17 e transformou o olhar sobre o mundo.
A exposição “Rembrandt – O mestre da luz e da sombra”, em cartaz até 25 de janeiro, na Casa Fiat de Cultura (no Circuito Liberdade), reúne 69 gravuras originais do artista, pertencentes a uma coleção privada administrada pela The Art Co., de Pesaro, na Itália, e sob a supervisão científica da Rede dos Museus da Região Marche Nord.
A mostra apresenta um panorama abrangente da obra de Rembrandt, entre 1629 e 1665, período em que o artista explorou temas bíblicos, retratos íntimos, paisagens e cenas cotidianas. Horários e mais informações no site.
Veja, a seguir, outros destaques de Variedades:
Exposição “Dr. Juscelino, o médico que pensou o Brasil”
Entre os dias 9 de janeiro e 7 de fevereiro, o foyer do Teatro Feluma (Alameda Ezequiel Dias, 275 – Centro), recebe a exposição “Dr. Juscelino, o médico que pensou o Brasil”. Com visitação de quarta a sábado, das 16h às 19h, a mostra acontece durante a programação da 51ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança.

A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com a Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma) e a Casa JK de Diamantina.
A mostra reúne fotografias e documentos que destacam a formação médica de JK, a atuação dele na Santa Casa de BH e a especialização em urologia em Paris, elementos fundamentais para moldar a visão do mineiro sobre modernização e saúde pública.
PBH divulga resultado do edital “BH nas Telas 2025”
A Prefeitura de Belo Horizonte divulgou o resultado final do edital “BH nas Telas 2025”, da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Exclusivo para projetos de audiovisual, o edital destina R$2 milhões ao setor. A lista completa dos classificados pode ser consultada no Diário Oficial do Município (DOM) e na página do edital.
Ao todo, 31 projetos foram aprovados contemplando produções cinematográficas e iniciativas voltadas à difusão de conteúdos audiovisuais, que retratam a diversidade territorial e cultural de BH. A expectativa é que as ações alcancem cerca de 340 mil pessoas,
Ouça a rádio de Minas