Exposição traz Egito Antigo em realidade virtual para BH

O Egito Antigo, em breve, vai aportar em Belo Horizonte. A partir do dia 3 de janeiro, o BH Shopping vai receber “Tutankamon, uma experiência imersiva”, exposição que transcende a mera observação histórica para mergulhar, por meio da realidade virtual e do metaverso, no universo fascinante de uma das civilizações mais famosas da história.
Numa experiência imersiva recém-chegada ao Brasil e ainda inédita na capital mineira, os visitantes que passarem pela mostra vão contar com o que há de mais revolucionário na tecnologia para embarcar em uma verdadeira expedição pelos caminhos percorridos pelo jovem faraó que dá nome à exposição. Entre projeções mapeadas nunca vistas no País, réplicas de objetos cuidadosamente recriados e encontrados na tumba de Tutankamon, como máscaras, sarcófagos, sandálias e manequins, o público será conduzido por sete ambientes distintos, cada um com uma visão única do legado do imperador egípcio.
Ocupando um espaço de 1800m², a exposição tem como um dos destaques uma sala envolta por projeções em 4K, criadas para contar uma narrativa fascinante sobre o líder da 18ª dinastia do Egito, morto com menos de 20 anos de idade no século 14a.C. A técnica inovadora irá transportar o visitante para uma jornada única rumo a segredos ocultos que remontam há mais de 3.500 anos.
Um filme de realidade virtual também promete chamar a atenção dos “exploradores” durante a incursão, na qual eles vão poder se imaginar na pele de Tutankamon, atravessando o submundo em uma odisseia que ilustra as crenças e rituais associados à vida após a morte egípcia.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Fazendo uso de recursos tecnológicos desenvolvidos com exclusividade para a mostra, o metaverso criado por “Tutankamon, uma experiência imersiva” no BH Shopping transcende as barreiras do tempo e do espaço, como propõe a sala Vale dos Reis, também um dos pontos altos da imersão. Nela, os visitantes serão levados para o local onde a equipe do arqueólogo Howard Carter descobriu a tumba em 1922, com mais de cinco mil artefatos preservados. Com o uso de óculos de realidade virtual de última geração, será possível ter uma visão envolvente dos momentos cruciais da descoberta arqueológica mais emblemática da história, com a possibilidade de uma vivência direta com o cenário. Até 20 pessoas podem interagir com a sala, numa experiência única.
A curadoria é do historiador e jornalista Nacho Ares, com formação acadêmica em História Antiga pela Universidade de Valladolid, na Espanha, e certificação em Egiptologia pela Universidade de Manchester (Reino Unido). Ares é autor de 21 livros, 15 deles dedicados à cultura egípcia. Com uma vida dividida entre Madri e Cairo, sua expertise e paixão pelo tema enriqueceram cada aspecto da exposição, oferecendo uma perspectiva única e profundamente embasada na história do Antigo Egito.
Ingressos
A exposição, que já teve passagem de sucesso pela Europa, fica em cartaz no BH Shopping até o dia 30 de março. A pré-venda de ingressos vai até dia 13 de janeiro pela Tickemaster, aplicativo Multi do BH Shopping e ponto de venda no piso Mariana.
O valor da meia-entrada começa a partir de R$ 40 de terça a sexta-feira até às 18 horas. Mais informações pelo site e app do shopping.
Ouça a rádio de Minas