Fado promete encantar janelas do Palácio da Liberdade

A capital mineira será palco de uma bela noite com o 1º Festival Fado nas Janelas, que acontece nesta quinta-feira (5), às 19h, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. Organizado pela Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil – Minas Gerais, o evento, em formato inovador, traz a essência do fado, gênero musical tradicional português, reconhecido como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco. A entrada é gratuita com ingressos retirados previamente pelo Sympla.
A apresentação contará com o fadista Tarcísio Costa, que será acompanhado dos músicos Custódio Castelo (guitarra portuguesa) e Rui Tanoeiro (viola de fado). A noite ainda terá uma participação especial da também fadista Ana Paula Martins.
O evento vai ser nas janelas e varandas do Palácio, criando uma atmosfera intimista que vai conectar os artistas e o público em um cenário histórico. Com patrocínio da Cemig, o 1º Festival Fado nas Janelas faz parte da programação da Semana de Portugal/Festa Portuguesa 2025 e é uma oportunidade para vivenciar a cultura portuguesa em um dos espaços mais belos de Belo Horizonte. O evento reforça os laços culturais entre Brasil e Portugal, promovendo um intercâmbio que celebra a história e a arte compartilhadas entre os dois países.
Os artistas
Luso-brasileiro apaixonado por Portugal, Tarcísio Costa canta o fado com alma e emoção desde 2009 e já se apresentou em teatros de Lisboa e também Nova York. Atualmente, é assessor de comunicação da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil – Minas Gerais e está lançando no Brasil a série Fado nas Janelas, projeto que leva o fado a várias cidades do País.

O cantor será acompanhado pelo guitarrista Custódio Castelo, músico premiado internacionalmente, além do violeiro de fado, natural da Chamusca, Rui Tanoeiro, que é fadista desde cedo, influenciado pelas tertúlias locais. Ele lançou seu primeiro álbum solo em 2020 e agora, em 2025, prepara o segundo disco, produzido por Custódio Castelo, no qual se destaca também como compositor.
A fadista Ana Paula Martins, que fará uma participação especial, já tem quatro álbuns lançados e produzidos também por Custódio Castelo. Ela iniciou-se na música ainda na infância e nasceu em Cebolais de Cima, na província portuguesa da Beira Baixa
O fado
O fado é a expressão da alma portuguesa, com melodias melancólicas e letras que falam de amor, saudade e destino. O festival promete trazer essa tradição para Belo Horizonte.
1º Festival Fado nas Janelas
Data: 5 de junho (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Palácio da Liberdade – Belo Horizonte
Entrada gratuita, mediante retirada pelo Sympla
Informações: @festaportuguesabh
Ouça a rádio de Minas