Fundação de Arte de Ouro Preto chega ao Circuito Liberdade na Capital

Tem novidade no Circuito Liberdade. A Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) inaugurou na segunda-feira (8) uma nova unidade em Belo Horizonte numa ação para ampliar e descentralizar as atividades. É uma iniciativa do governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com o Centro de Arte Popular (CAP), integrante do complexo cultural. A Faop Liberdade vai promover, de forma regular, uma série de ações que envolvem a conservação de bens culturais, exposições artísticas, rodas de conversa e oficinas, dentre outras atividades totalmente gratuitas que serão realizadas na sede do CAP, no bairro de Lourdes, região Centro-Sul da capital.
O termo de cooperação técnica assinado entre a Fundação de Arte de Ouro Preto e o Centro de Arte Popular representa a terceira unidade física da Faop fora da cidade barroca. Em 2021, Paracatu, no Noroeste mineiro, e Guaxupé, no Sul de Minas, em 2023, receberam extensões da fundação, que celebrou 55 anos de história em novembro passado. Santa Luzia será a próxima cidade a receber uma unidade. No município da região metropolitana de BH, ações em prol da conservação de bens culturais já começaram.
Além das unidades físicas em Ouro Preto, Paracatu, Guaxupé e BH, a Faop estabelece parcerias com diversos municípios mineiros. Somente em 2023, a instituição esteve presente com ações e projetos variados, de visitas técnicas a palestras, oficinas e cursos rápidos, em 80 cidades.
“O Centro de Arte Popular, essa maravilha que guarda os tesouros das tradições mineiras, casa perfeitamente com a Faop, que tem em seu estatuto os ofícios de Minas”, disse o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira,
“Essa união de esforços, de todos os recursos que temos, é pelo interesse público. Estamos aqui para ampliar ainda mais as ações do Centro de Arte Popular”, afirmou o presidente da Fundação de Arte de Ouro Preto, Jefferson da Fonseca. Uma dessas ações acontece de nesta terça-feira (9) a sexta-feira (12). Trata-se da oficina Introdução à Preservação e Conservação de Bens Culturais, cujas inscrições gratuitas se esgotaram em poucas horas. Ao longo de 2024, outras atividades estão previstas e uma programação permanente com cursos e exposições ocupará a sede do CAP.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Faop
Com uma história de 55 anos e sedes em Ouro Preto, Guaxupé e Paracatu, a Fundação de Arte de Ouro Preto vem atuando, por meio de políticas públicas e parcerias, em ações de conservação, restauração, fazeres tradicionais e da arte contemporânea em seus mais diversificados suportes e linguagens, consolidando sua capacidade de formação, educação e transformação social. A Faop oferece o Curso Técnico de Conservação e Restauração, o primeiro da área reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).
Centro de Arte Popular
Localizado nas adjacências da Praça da Liberdade, o Centro de Arte Popular exibe ao público a riqueza da cultura produzida pelos artistas populares de Minas. A instituição divulga a pluralidade e a diversidade cultural mineira e integra o Circuito Liberdade. Seu acervo tem objetos confeccionados em madeira, cerâmica, tecido, fibras naturais, pedras, além de outras linguagens. O Centro de Arte Popular conta com um programa de ação educativa permanente e produz exposições temporárias, oficinas e eventos diversos relacionados às diversas expressões da arte.
Ouça a rádio de Minas