FCS apresenta série inédita sobre óperas

A partir de um formato dinâmico e moderno de comunicação, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) e o Instituto Unimed-BH lançam hoje a inédita série “Ópera! O Podcast da Música Lírica”, uma das novidades da “Temporada de Ópera On-line 2021.” Serão publicados cinco episódios – a cada 15e dias, no período de setembro a novembro – que englobam todo o universo da ópera, a partir de uma perspectiva relacionada ao mundo atual. Serão abordados assuntos referentes à criação e atuação artística, ao processo de montagem da ópera no Brasil e à gestão cultural.
Com concepção e direção de João Luiz Sampaio (editor executivo da Revista Concerto, colaborador do jornal O Estado de S. Paulo e organizador da coletânea “Ópera à Brasileira”) e Nelson Rubens Kunze (fundador, diretor e editor da Revista Concerto e do site Concerto), a proposta da série de podcasts é apresentar conteúdos que atinjam públicos diversos: tanto as pessoas que estão começando a se interessar agora pela ópera, quanto aquelas que já têm o hábito de acompanhar e apreciar esse gênero artístico.
“É comum associar o universo da ópera à formalidade e à rigidez, como se tratasse de um gênero distante do mundo contemporâneo. Então, o que fizemos foi justamente desconstruir isso. Ao formatar os episódios, procuramos construir cada roteiro de uma maneira singular, com bom humor, trazendo elementos de dramaturgia e uma seleção musical que vai aguçar o interesse do público pela ópera”, observa João Luiz Sampaio.
Para Eliane Parreiras, presidente da Fundação Clóvis Salgado, investir nesse novo formato de comunicação é avançar na busca pela formação de público, uma ação permanente e necessária para as instituições que produzem ópera no Brasil.
“A Temporada de Ópera 2021, de certa forma, é a continuação da edição passada, na qual promovemos reflexões profundas sobre o fazer operístico. Estamos reverberando e ampliando os impactos causados pelas discussões transversais entre as linguagens, a presença das mulheres em espaços de decisão, bem como a convergência de diversas expressões artísticas em uma mesma obra. Assim, os podcasts ganham destaque pelo formato de fácil assimilação o que torna o conteúdo, no caso a ópera, mais próximo do público e em uma linguagem mais acessível”, ressalta.
Voz – O primeiro episódio da série, “Voz: a alma da ópera”, discute como a voz é utilizada e quais os tipos de vozes no gênero, por que a voz fascina tanto as pessoas, como se forma um cantor e o que significa ser um cantor de ópera. Nesse episódio, estão reunidos cantores e cantoras de reconhecida relevância, como Luisa Francesconi, Edna D’Oliveira, Paulo Szot, Gabriella Pace e Adriane Queiroz, além de regentes como Andre Heller-Lopes, entre outros.
Os títulos seguintes, que compõem a série são: Vida de maestro, Como nasce uma encenação?, Da partitura ao palco, a ópera brasileira e Quanto custa uma ópera?. O público terá acesso aos episódios da série por meio do canal do YouTube da Fundação Clóvis Salgado e das seguintes plataformas digitais: Spotify, Apple, Google, Deezer, Amazon, Castbox e Overcast.
Em linguagem simples e acessível, os conteúdos dos podcasts são roteirizados com boa dose de humor. Um exemplo é a história que se passou no século XIX, no Rio de Janeiro, envolvendo duas cantoras de ópera da época: Anne Charton-Demeur e a Annetta Casaloni. Baseado num texto do escritor e crítico José de Alencar, publicado no Jornal do Commercio, em 1855, o primeiro episódio da série relata que as torcidas de cada uma das cantoras começaram a brigar durante uma apresentação e a confusão só foi apartada quando a polícia chegou ao teatro.
“O universo da ópera tem uma característica particular que é a paixão. Quem trabalha com ópera é muito apaixonado pelo gênero. O nosso objetivo foi justamente trazer essa paixão e o lado humano da relação tão forte que as pessoas estabelecem com a ópera”, revela João Luiz Sampaio.
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