Variedades

Feirinha Aproxima volta ao Museu Abílio Barreto em setembro com novidades gastronômicas e música ao vivo

A entrada é gratuita e não há necessidade de retirada prévia de ingressos
Feirinha Aproxima volta ao Museu Abílio Barreto em setembro com novidades gastronômicas e música ao vivo
Foto: Victor Shwaner

A Feirinha Aproxima está de volta ao entorno do Museu Histórico Abílio Barreto, em Belo Horizonte, no próximo sábado (6), das 10h às 17h. Eleito pelo público como o espaço preferido do evento, o local será transformado em um grande ponto de encontro que une gastronomia, cultura e lazer com programação gratuita para todas as idades.

A edição deste mês contará com mais de 40 expositores selecionados pelo chef Eduardo Maya, além de música ao vivo, espaço kids com atividades monitoradas e, pela primeira vez, cadeiras de descanso para idosos. O público encontrará desde pratos clássicos da culinária mineira até criações veganas e artesanais inovadoras.

Entre as novidades estão os pratos da Cogumelados, com opções 100% veganas à base de cogumelos, e da Viveg Queijaria, primeira queijaria plant based artesanal do Brasil. A feira também recebe a estreia da Iguarias de Minas com sua pizza de pão de queijo em versões exclusivas e do Acarajé Dona Caruru, que traz sabores da culinária afro-brasileira.

Marcam presença ainda nomes já conhecidos, como o Restaurante do Porto, com pratos de bacalhau, o Angu da Terra e seus tradicionais pastéis de angu e a Alcici Cozinha Árabe com shawarmas. Para adoçar, há opções que vão do bolo de rolo da Leninha ao famoso morango do amor da Sanviê Doces, sucesso entre os visitantes.

Hambúguer, chopp Krug e massas frescas
Foto: Victor Shwaner

A feira contará ainda com empreendedores selecionados pelo Sebrae Origem Minas, que valoriza a produção artesanal do Estado. Entre os destaques estão o Bendito Licor, o Empório Lessa, com criações como barbecue de café e a Associação dos Produtores Artesanais de Queijo da Região do Serro, referência na produção de queijo Minas artesanal maturado.

Na carta de bebidas o público encontrará vinhos selecionados pelo Supernosso e Empório do Vinho. Cervejas artesanais de rótulos como Albanos, Verace e Krug, além de drinks autorais da Gin Vanfall.

A trilha sonora fica por conta da banda Charanga Pop, que apresenta versões de clássicos do pop. Também se apresenta o grupo Mercado Brasil com samba, chorinho e músicas autorais, e o DJ Aloizio Vale, que traz um repertório que vai dos anos 1980 a hits atuais.

Para o curador e idealizador do projeto, Eduardo Maya, o segredo da Feirinha Aproxima está no cuidado com os detalhes. “A curadoria não é apenas escolher quem participa, mas ajudar cada expositor a apresentar o melhor da sua cozinha. Orientamos sobre produto, precificação, operação e até a forma de se comunicar com o público. Esse cuidado garante diversidade e qualidade, mas, sobretudo, dá segurança para que pequenos produtores brilhem ao lado de nomes já consolidados”, explica.

Com mais de uma década de história, a Feirinha Aproxima se consolidou como um dos eventos mais relevantes do calendário cultural de Belo Horizonte.

O evento tem patrocínio master da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, patrocínio do Sebrae e da Prefeitura de Belo Horizonte, via Belotur, além do apoio da Faculdade Arnaldo e da Casa Fiat de Cultura.

A entrada é gratuita e não há necessidade de retirada prévia de ingressos.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas