Variedades

Feriado prolongado conta com a 1ª Rua do Queijo e do Patrimônio em BH

Evento também terá programação musical para todos os gostos
Feriado prolongado conta com a 1ª Rua do Queijo e do Patrimônio em BH
Participam do evento 10 regiões produtoras de QMA | Crédito: Divulgação Ribeiro Fiorentini

O feriado prolongado tem um evento até então inédito em Belo Horizonte. Uma “rua inteirinha” para um ícone da cultura gastronômica mineira: o Queijo Minas Artesanal. É uma ótima programação para o fim de semana a “1ª Edição da Rua do Queijo e do Patrimônio”, já que a iguaria pode ser reconhecida em dezembro como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.

O evento será no Mercado de Origem nesta sexta-feira (15), sábado (16) e domingo (17) e vai reunir produtores de 10 regiões caracterizadas do Estado, reforçando a tradição, a técnica e a dedicação envolvidas na criação do Queijo Minas Artesanal. Ao longo de três dias, chefs renomados também vão criar receitas que realçam o sabor único deste produto, conectando passado e futuro, tradição e inovação. O conceito será “O Sabor que Faz História” e é uma homenagem à importância cultural e à trajetória única do QMA, que transcende o paladar e se conecta profundamente com a identidade mineira e brasileira.

O evento também terá programação musical para todos os gostos: samba, violeiros, rock, pagode e pop rock.

Em busca do título

O reconhecimento do Queijo Minas Artesanal como Patrimônio da Humanidade é um passo fundamental para a preservação dessa rica tradição. Ao valorizar o saber ancestral dos queijeiros, a Unesco contribui para a salvaguarda de um patrimônio cultural de inestimável valor, incentivando a transmissão do modo de fazer para as futuras gerações.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


A conquista desse título trará diversos benefícios para as regiões produtoras e para o Brasil. Entre eles, destacam-se a valorização da produção artesanal, o crescimento do turismo, a preservação da biodiversidade, além da promoção da cultura brasileira.

A “Rua do Queijo e do Patrimônio” é organizada pela Associação Mineira do Queijo Artesanal (Amiqueijo), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) e o Mercado de Origem. O governo do Estado, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Sicoob e as Associações Regionais de Produtores de Queijo são apoiadores do evento.

A avaliação da Unesco acontecerá durante a 19ª Sessão do Comitê Intergovernamental no dia 6 de dezembro, em Assunção, no Paraguai. Essa conquista representa um reconhecimento mundial da importância cultural, histórica e social desse produto, que há séculos alimenta e une comunidades mineiras.

A programação completa de workshops, shows e degustações da “1ª Edição da Rua do Queijo e do Patrimônio” pode ser acessada pelo Instagram do Mercado de Origem: @mercadodeorigem.

“1ª Rua do Queijo e do Patrimônio”

Datas: 15, 16 e 17 de novembro
Horários: Dia 15, das 12h às 20h; dia 16, das 10h às 22h; dia 17, das 10h às 16h
Local: Mercado de Origem
Endereço: Rua Adriano Chaves Matos, 447 – Olhos D’água – BR 356.
Entrada gratuita

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas