Variedades

Confira 15 bons destinos em Minas para aproveitar as férias de julho

O Diário do Comércio preparou uma lista que vai desde a Lagoa da Pampulha até passeio de balão no Sul de Minas
Atualizado em 10 de junho de 2024 • 17:39
Confira 15 bons destinos em Minas para aproveitar as férias de julho
Cidade mineira de São Lourenço conta com passeios de balão realizado aos finais de semanas e feriados | Foto: Reprodução Turismo MG

O mês de julho é marcado pelas tão esperadas “férias de julho”, que impactam principalmente alunos de escolas e universidades, além de suas famílias. Os 15 dias que a maioria das instituições dispensa os alunos são ótimos para uma escapada da rotina, tanto para os estudantes quanto para os familiares.

O Diário do Comércio organizou uma lista de lugares para você se programar e viajar por Minas Gerais – a sós, em dupla, trio ou em família – e fugir um pouco da televisão e do celular durante as férias. Confira os destinos imperdíveis!

Belo Horizonte

Se você não tem disponibilidade para ir muito longe, o Diário do Comércio indica os passeios nos museus do Circuito Liberdade e Conjunto Arquitetônico da Pampulha. Vale a pena conferir a programação desses locais, que geralmente contam com exposições e peças teatrais para toda a família.

Foto: Reprodução Adobe Stock

A capital de Minas Gerais também possui diversos centros culturais, como o Cine Santa Tereza, Sesc Palladium, Cine Humberto Mauro e Cine Theatro Brasil Vallourec. Os espaços contam programações especiais para as férias de meio do ano para a população de todas as idades.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Nosso portal ainda contém uma série de matérias indicando restaurantes para casais que querem um momento mais a sós e festas julinas para curtir nesta época.

Inhotim 

O Instituto Inhotim também é imperdível para quem vem de fora ou já mora em BH. O museu abre de quarta a domingo e tem muitas atrações diferentes e interessantes no período das férias. O local conta ainda com carrinhos para deixar o passeio mais fácil e rápido, o que até ajuda nos dias chuvosos (dica da redação!). 

Museu a céu aberto em Minas Gerais
Vista aérea do Museu do Inhotim | Foto: Brendon Campos

Caeté

A cidade que fica a cerca de 57 quilômetros de distância de Belo Horizonte é onde está localizado o Tauá Resort Caeté, local perfeito de famílias que desejam distância da cidade grande e o conforto de um hotel com todas as refeições disponíveis. Além de parquinhos para as crianças, monitores quase 24 horas e uma parte de trilha pela fazenda do resort, tem piscina aquecida e sessões de cinema para a criançada.

Araxá

Araxá, no Alto Paranaíba, além de também conter um Resort Tauá, também é cheia de locais para visitações. Os museus Calmon Barreto e família Zema, o Memorial Araxá, o Mirante do Cristo e a Fonte Dona Beja figuram na lista de opções do que fazer e conferir na cidade.

Ouro Preto

Mas, caso você goste de histórias, cafés e das lindas paisagens de inverno de Minas durante o período das férias de julho, Ouro Preto, na região Central do Estado, é a melhor opção. A cidade ainda conta com programações diversificadas durante o mês, como a Semana da Cidade e a Festa dos Mineiros.

Além disso, o município histórico também tem muitas igrejas, praças, feirinhas e restaurantes. É possível conferir mais detalhes sobre a programação nas redes sociais oficiais da prefeitura.

São Thomé das Letras

Uma cidade para roqueiros, amantes da natureza, adolescentes em grupo e passeios em família, São Thomé das Letras, no Sul de Minas, é cheia de misticidade e encantos para quem a visita.

Com cachoeiras, trilhas, gastronomia diversa, bistrôs e igrejas, a cidade é construída sob pedras. Então, não se esqueça das roupas de frio (dica da redação!).

Casa de pedras abriga bar de rock
Alcázar Rock Bar em São Thomé das Letras | Foto: Reprodução Adobe Stock

Tiradentes

Uma das cidades históricas que fazem parte da Estrada Real, se você optar por ir a Tiradentes (Central) de carro, pode deixar no hotel e se preparar para caminhar, pois essa é a forma mais legal de conhecer a cidade.

Com muitas igrejas, restaurantes e museus, você não pode deixar de fazer os famosos passeios de charrete e Maria Fumaça.

São João del-Rei

Pegando a Maria Fumaça saindo de Tiradentes, você chega em São João del-Rei, na mesma região, em 45 minutos e pode fazer o trajeto contrário também.

A cidade conta com museus, memoriais, teatro municipal, igrejas, lagoa, cachoeiras e uma animada vida noturna. Dizem as boas línguas que vale mais a pena você ficar em São João del-Rei e visitar as outras cidades da Estrada Real a partir dela.

Diamantina

Mais uma cidade histórica na lista! Berço de um dos presidentes do Brasil, Juscelino Kubitschek, Diamantina (Central) encanta a todos com suas ladeiras, grutas e igrejas.

A cidade também conta com o Mercado dos Tropeiros, que funciona até as 23h nas sextas-feiras, e também é repleta de museus e o Parque Estadual do Biribiri.

Cordisburgo

Casa da Gruta de Maquiné e de lindas cachoeiras, Cosdisburgo (Central) também é o berço de Guimarães Rosa, e a casa é aberta para a visitação. A cidade também tem um zoológico de pedras, a Casa Elefante e várias pousadas muito gostosas para curtir as férias em Minas Gerais.

São Lourenço

A 390 quilômetros da capital mineira, a pitoresca São Lourenço (Sul) também tem um passeio de Maria Fumaça, no qual você pode ver as paisagens surpreendentes da Serra da Mantiqueira.

Mas se você quiser sair do chão, lá também tem passeio de balão realizado aos finais de semanas e feriados com duração mínima de 50 minutos.

Adicione na lista o Parque das Águas, igrejas, as famosas docerias da cidade e o center kart e você terá uma ótima programação para alguns dias na cidade.

Passeio de balão para aproveitar nas férias
Parque das Águas em São Lourenço | Foto: Reprodução Adobe Stock

Passa Quatro

Se você é mais da natureza, Passa Quatro (Sul) tem muitas opções de cachoeiras, picos, poços e até a Floresta Nacional de Passa Quatro. Lá também tem alguns museus e um trem, que vai de Passa Quatro até Coronel Fulgêncio.

Serro

Para os amantes de queijo, essa é a cidade ideal para aproveitar as férias com toda a família em Minas Gerais.

O queijo do Serro é super conhecido e você ainda pode conhecer Milho Verde, o distrito do município, que se destaca por sua diversidade cultural e histórica.

Catas Altas

Catas Altas (Central) também conta com várias igrejas e cachoeiras. A cidade é local do Santuário do Caraça, que funciona todos os dias. A cidade também tem o Bicame de Pedra, com uma história bem triste por trás.

Monte Verde

Por último, mas não menos importante, a cidade de Monte Verde (Sul) é conhecida como a “Gramado mineira’, e um dos destinos mais procurados por quem deseja passar férias de inverno em Minas Gerais.

Com parques e trilhas para fazer, a cidade também conta com chocolaterias, o Ice Bar, um orquidário, uma escola de falcoaria, destilarias, patinação, um mirante, a fazenda radical com tirolesa e uma avenida super “instagramável”.

Cidade em Minas Gerais conhecida como a Gramado Mineira
Monte Verde | Foto: Reprodução Adobe Stock

*Estagiária sob supervisão da edição.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas