Férias de julho: espaços culturais de BH têm cultura, cinema e teatro de graça

Durante o mês de julho, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) promove uma ampla e diversificada programação gratuita voltada para crianças, jovens e famílias nos equipamentos da Fundação Municipal de Cultura. As atividades ocorrem em centros culturais, museus, teatros, bibliotecas e no Cine Santa Tereza, com atrações que unem lazer e aprendizado, explorando literatura, cinema, música, artes visuais e patrimônio cultural. A programação completa está disponível no Portal Belo Horizonte.
Nos centros culturais descentralizados, as ações incluem oficinas criativas, sessões de cinema, brincadeiras, contação de histórias e espetáculos teatrais. O Centro Cultural Pampulha, por exemplo, realiza o projeto “CCP em Férias”, entre os dias 22 e 31 de julho, com atividades como oficinas de desenho, sessões de cinema e apresentações teatrais, como a fábula “Histórias Que Me Contaram”.
Já o Centro Cultural São Bernardo promove o “Férias no CCSB”, com exibição de filmes do Festival de Cinema Infantil, além de brincadeiras e contação de histórias às terças, quartas e quintas-feiras. O espaço também sediará o Micro Festival de Inverno, nos dias 20 e 27 deste mês, com música e feira de arte e gastronomia.
A programação literária ganha destaque no Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira, com a mostra “Literatura de Inverno”, aberta durante todo o mês. No Centro Cultural Bairro das Indústrias, a oficina “Férias na Biblioteca” ocorre nos dias 23, 25 e 30 de julho, com atividades como bingo literário, teatro e dança. Outros centros culturais, como os do Jardim Guanabara, Lindeia Regina, Salgado Filho, Vila Fátima e Venda Nova, também oferecem ações culturais especiais.
O Cine Santa Tereza realiza de 22 a 31 de julho a mostra “Especial de Férias: Conexões”, com a exibição de 15 longas-metragens, incluindo clássicos como E.T. – O Extraerrestre e Castelo Rá-Tim-Bum, o Filme, além de sucessos recentes como Divertidamente 2, Flow (Oscar de Melhor Animação 2025) e Arca de Noé. As sessões são gratuitas, com retirada de ingressos pelo Sympla ou na bilheteria do cinema, 30 minutos antes.
O espaço também abriga o 5º Festival de Cinema Infantil de Belo Horizonte, entre os dias 16 e 20, com filmes sobre amizade, meio ambiente e diversidade cultural. No dia 26, a Mostra Infâncias no Plural oferece curtas-metragens, intervenções lúdicas e roda de conversa sobre a pluralidade das infâncias, como parte das atividades do grupo Bastidores das Artes da Escola Livre de Artes Arena da Cultura.
Espetáculos gratuitos nos teatros
Os teatros Francisco Nunes, Marília e Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado recebem, de 19 a 27 de julho, o programa Férias nos Teatros, com dez espetáculos infantis gratuitos, que celebram o universo das infâncias e a diversidade de linguagens cênicas.
No Francisco Nunes, a programação abre no dia 19 com Chuá, espetáculo que mistura poesia e memória. No dia 20, Aquarela – Um Show Cênico convida o público a mergulhar nas cores das histórias. O Teatro Marília apresenta Afrozinha e o Baobá (dia 19), Avoar (dia 20), As Aventuras de Matias (dia 26) e Cantigas para Acordar o Rio (dia 27). Já o Espaço Cênico Yoshifumi Yagi terá atrações de 24 a 27, incluindo Manga Mangueira, meu pé de brincadeira, Brincadeira Sonora e Tem Saci no Meu Quintal.
Todos os espetáculos têm entrada gratuita, com ingressos disponíveis pelo Sympla ou nas bilheterias, conforme a capacidade de cada espaço.
Museus municipais oferecem experiências educativas e artísticas
Os museus públicos de BH também prepararam atividades para as férias. No Museu da Imagem e do Som (MIS BH), os dias 18 e 19 contam com a divertida ação Caça ao Tesouro, com enigmas sobre a cultura pop e o cinema. O Museu da Moda (Mumo) realiza oficinas como Brincar-Parangolé, no dia 18, e criação de bonecos, no dia 19. Já o Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB) promove as oficinas Binóculo Divertido (dia 20) e Nossa Tera (dia 26), com cerâmica ribeirinha.
Na Pampulha, o Museu de Arte da Pampulha (MAP) recebe a oficina A Lenda da Carnaubeira e uma atividade de desenho botânico no dia 25, além de uma oficina de bolhas de sabão gigantes no dia 26. A Casa do Baile oferece, às quartas, quintas e sextas, a ação Casa em 360°, com contemplação do pôr do sol e mediação sobre a arquitetura modernista da região. O Museu Casa Kubitschek promove oficinas nos dias 19 e 30, com atividades que homenageiam personagens e memórias locais.
As ações fazem parte dos projetos “Museus Centro” e “Museus Pampulha”, realizados em parceria com o Viaduto das Artes e o Instituto Lumiar.
Ouça a rádio de Minas