Fernando Sabino ganha memorial em Belo Horizonte

Belo Horizonte celebra a instalação do Memorial Fernando Sabino, uma homenagem histórica ainda dentro das comemorações do centenário de escritor. BH é a cidade natal de Fernando Sabino. Essa é mais uma reverência ao autor, que completaria 100 anos em 2023. Entre os tributos realizados este ano, destacam-se a instituição de 2024 como o Ano Nacional do Escritor por uma lei sancionada pelo presidente Lula e o lançamento de um selo comemorativo pelos Correios, que foi apresentado durante a inauguração do memorial.
O espaço foi inaugurado no Mercado de Origem, no bairro Olhos D’água, em um evento que contou com presença de Bernardo Sabino, filho e presidente do Instituto Fernando Sabino; Bernard Martins, diretor do Grupo Uai; Elaine Parreiras, secretária municipal de Cultura, marcando um novo marco cultural para a capital mineira.
O Memorial Fernando Sabino vai abrigar uma exposição permanente e um centro de pesquisa dedicados à vida e obra do autor. O espaço apresenta um calendário anual de atividades culturais e educativas, incluindo mostras de cinema, biblioteca, workshops e outras iniciativas que visam promover a literatura e atrair turistas, pesquisadores e admiradores de todo o Brasil. Este é o primeiro memorial dedicado a um escritor belo-horizontino, consolidando-se como um ponto turístico e cultural relevante na cidade.
Bernardo Sabino destacou esse momento especial. “Fiquei muito emocionado em ter um memorial do meu pai, um desejo antigo meu e do Instituto Fernando Sabino, no Mercado de Origem. Ainda mais pela beleza e do conceito do mercado, que tem tudo a ver com o memorial do meu pai. Aqui já tem o Museu das Reduções e chegamos agora para criar atividades, inclusive, em parceria com eles, e tratar nossos projetos educativos, que é o segundo passo do nosso projeto.”, planeja.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".

Ele ainda fez projeções para outras ações: “Em parceria com a prefeitura, vamos buscar recursos através das leis de incentivo e editais, para que a possamos levar para o mercado atividades e oficinas educativas e culturais para os jovens”.
Sabino aponta que há uma mostra de cinema com 32 títulos, 10 títulos dirigidos pelo pai. O Memorial também possui um centro de pesquisa e entre os destaques, por exemplo, estão cartas trocadas com o também escritor Mário de Andrade, incluindo originais e inéditas que foram recentemente encontradas.
Memorial Fernando Sabino
Local: Mercado de Origem
Endereço: Rua Adriano Chaves e Matos, 447 – Olhos D’Água – Belo Horizonte
Horário: A partir de 11h30
Ouça a rádio de Minas