Variedades

Festa da Francofonia exibe vasta diversidade cultural

Festa da Francofonia exibe vasta diversidade cultural
Crédito: Reprodução

Neste mês, cidades do mundo inteiro se juntam à Organização Internacional de Francofonia para realizar a Festa da Francofonia. Em Belo Horizonte, em uma iniciativa da Aliança Francesa, a 7ª edição começa hoje e prossegue até 29 de março com uma rica programação gratuita que inclui mostras de cinema, clube do livro, atelier, exposição, palestras e muito mais. As atrações ocorrem de forma virtual com ações pontuais presencialmente.

A Festa da Francofonia busca celebrar a diversidade das culturas francófonas e a riqueza da língua francesa. “No último ano, o mundo inteiro reforçou a importância da cultura na vida das pessoas. A Festa da Francofonia vem para trazer mais entretenimento ao público que pode aproveitar várias atrações de casa e conhecer mais sobre o rico universo francófono, que envolve múltiplas culturas, costumes e grande produção cultural, às vezes desconhecida dos brasileiros”, explica o diretor da Aliança Francesa de Belo Horizonte, Yves Mahé.

A 7ª Festa da Francofonia da Aliança Francesa tem início com atração que celebra a sétima arte. A Mostra Francófona – Cinema Fantástico apresenta incríveis produções de países que têm o francês como língua oficial. A programação tem sequência de hoje até 28 de março, no Sesc Palladium, com entrada gratuita.

Na programação estão produções novas e antigas, como os aclamados longas “As Feras” (2014), “Nem o Céu Nem a Terra” (2015), “Os Olhos Sem Rosto” (1960), “Prata-Viva” (2019), Tu mourras à 20 ans (2019).

Já aos sábados, há curtas de animação produzidos em países francófonos, deixando a imaginação fantástica ainda mais divertida. Dentro da programação do Sesc Palladium #TemTodoSábado, o público poderá conferir títulos como “Le Spectacle de maternelle” (2019), “L’Atelier” (2019), “Matilda” (foto), de 2019, “Celui qui domptait les nuages” (2015), “La petite pousse” (2019), “Beuââârk !” (2014), “O Tigre sem listras” (2019), “A Pequena Raposa, A Gaiola” (2016), “A bicicleta do elefante (2014)” e muitos outros.

Ainda há muitos livros em francês a serem explorados pelo público brasileiro. Pensando nisso, o Clube do Livro da Francofonia, realizado pela Aliança Francesa, pretende discutir a aclamada obra “Sexy Summer” (2020), com a presença da autora franco-belga Mathilde Alet. O encontro virtual acontece no dia 16 de março, às 17 horas.

A música acompanha o homem desde os primórdios dos tempos. No entanto, apenas a partir dos anos 1990, com o advento das imagens cerebrais, que foi possível entender seus efeitos no cérebro. O público terá a oportunidade de saber mais sobre essa relação na exposição virtual “Música e Cérebro: a combinação perfeita”, realizada pela Aliança Francesa dentro da programação da Festa da Francofonia. A mostra estará disponível a partir do dia 26 de março.

Partindo da vida e obra de duas mulheres excepcionais, a escultora Camille Claudel (1864-1943) e a filósofa feminista existencialista Simone de Beauvoir (1908-1986), a Aliança Francesa convida o público para uma leitura dramatizada em francês e em português. O Atelier Mulheres Revolucionárias faz parte da programação da Festa da Francofonia e acontece virtualmente no dia 27 de março, às 10h. Conduzido por Simone Mello (Brasil) e Charlotte Giusti (França), o Atelier propõe um diálogo entre Claudel e Beauvoir. O bate papo acontece por meio da plataforma Zoom.

A programação se encerra com edição especial do “Bande à Part”. O cine clube virtual com filmes de países francófonos, conta com longas para serem assistidos durante o mês de março e bate-papo cinematográfico que acontece no dia 29 de março, às 18 horas. As inscrições para participar são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail [email protected].

La Fontaine – As fábulas de La Fontaine são um marco na literatura mundial. Para celebrar os 400 anos do nascimento do poeta fabulista francês, a Aliança Francesa divulga, dentro da Festa da Francofonia, o “Concurso Jean de La Fontaine”, que é patrocinado pela Organização Internacional da Francofonia e organizado pelos parceiros reunidos em torno do Ministério da Cultura, Delegação Geral da língua Francesa e das línguas de França-(DGLFLF).

Para participar, os interessados devem escrever um texto de uma página respondendo à pergunta: “Quelle Actualité pour Jean de La Fontaine?”, além de observar todas as regras apresentadas no regulamento do concurso. As inscrições e envio dos textos devem acontecer até 1º de julho pelo site https://concours-la-fontaine.francais-sciences.fr/.

A realização da Festa da Francofonia é da Aliança Francesa Belo Horizonte, da Embaixada da França, do Wallonie Bruxelles International, do Consulado Honorário da Suíça e do Campus France Brasil. O evento tem o apoio do Governo do Canadá, da Embaixada da Bélgica e do Sesc Palladium.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas