Festa genuinamente mineira promete movimentar a Savassi

O “Made in Minas Gerais” uma festa genuinamente mineira, já entrou para o calendário da capital mineira e será neste domingo (15), das 11h às 19h, no cruzamento entre as avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas, na Savassi. Nesta quinta edição, o evento vai homenagear a “Rota do Queijo de Minas”, reunindo produtores de queijo da Canastra, Mantiqueira de Minas, Diamantina, Araxá e Entre Serras da Piedade ao Caraça.
A programação é diversificada com uma reunião de chefs e restaurantes de várias regiões do Estado, shows de música, produtos mineiros e o concurso “Super Queijos”.
Para o idealizador do “Made in Minas Gerais”, Jordane Macedo, é o único evento que une todo o Estado, com a Savassi orientada pelos pontos cardeais e ocupada, exclusivamente, por cozinheiros, queijeiros e produtores artesanais dos mais variados produtos. “A cada ano, trazemos ‘cozinhas’ de diferentes cidades mineiras. É uma delícia ver o público conhecendo um pouco mais da gastronomia de Minas Gerais. É um verdadeiro resgate de sabores, acompanhado da memória afetiva que nos conecta às nossas origens”, comemora.

O público poderá experimentar pratos de várias regiões de Minas: Capitão Leitão (Cristovão Laruça) e Bar do Zezé (Vitor Martins), ambos de Belo Horizonte, ao Centro; Bar do Thom (Thom), de Montes Claros, ao Norte; Dona Lucinha (Marcia Nunes), representando o Serro, e Nosso Marmitex (Mirian Coura), de Rio Piracicaba, a Leste; Porto Capetinga Bar (Daniel Silva), de Santo Hilário – Pimenta, e Ocê tá Bão (Weber Junior), a Oeste; O provençal (Gabriel Gaede), de Tiradentes, e Catorze Cozinha (Matheus Gomes e Pedro Scarpa), de Itanhandu, ao Sul.
O valor dos pratos vai variar entre R$ 22 e R$ 50. Depois de experimentar as delícias de cada região, o público participará de uma votação, por meio de QR Code, que estará em cada restaurante, para eleger o melhor prato da cozinha mineira servido no Made in Minas Gerais em 2025. O melhor prato ganhará o “Troféu Dona Lucinha”, em homenagem a uma das maiores referências da cozinha mineira.
A rota e os “Super Queijos”
Homenageada no “Made in Minas Gerais 2025”, a Rota do Queijo de Minas, criada em dezembro de 2022 na região da Serra da Canastra, é uma plataforma pioneira que une diversas regiões produtoras de queijo em um só lugar. O objetivo é valorizar os produtores de queijos artesanais, ao promover o turismo rural e permitir articulações de rodadas de negócios e geração de conteúdo para as queijarias.
A grande novidade na edição de 2025 é o concurso “Super Queijos”. O movimento começou na Serra da Canastra, em maio de 2023, a partir da provocação de Jordane Macedo aos produtores Ivair e Lúcia, do Queijo do Ivair, para produção do maior Queijo Minas Artesanal já feito. A partir desse convite, surgiu a ideia de criar algo maior, indo além de um simples recorde: os “Super Queijos”. O projeto cresce de forma colaborativa, com diversas regiões se unindo ao “Super Queijos”, promovendo a valorização, o reconhecimento e a promoção do queijo artesanal e de seus produtores, fortalecendo todo o setor.
Para a essa edição do “Made in Minas Gerais”, participam do concurso os seguintes “Super Queijos”:
• Soberano Mantiqueira, 130 quilos, 13 meses de cura, da Queijaria Dom Carmelo, de Itamonte, na Serra da Mantiqueira
• Canastra Imperial, 36 Quilos, 12 meses de cura, do Queijo do Ivair, de São Roque de Minas, na Serra da Canastra
• Caprino da Mantiqueira, 50 quilos, 4 meses de cura, da Queijaria Di Capre, de Itanhandu, na Mantiqueira de Minas
• Ouro do Alto São Francisco, 60 quilos,6 meses de cura, da Queijaria Fazenda Buritis, de Lagoa da Prata, no Alto São Francisco
Depois do concurso, os “Super Queijos” serão partidos e o público poderá comprar essas chamadas “cunhas”.
Festa Made in Minas Gerais
Data: 15 de junho (domingo)
Horário: 11h às 19h
Local: Praça da Savassi/Belo Horizonte
Ingressos: Entrada gratuita mediante retirada de ingresso pelo Sympla
Programação completa: Site Oficial ou @madeinminasgerais
Doação voluntária de 1 kg de alimento não perecível para Instituto Adotar
Ouça a rádio de Minas