Variedades

Festa japonesa comemora fim do ano

Festa japonesa comemora fim do ano
Crédito: Divulgação/ Minas Seminário

O ano de 2021 vai chegando ao fim com perspectivas melhores do que o ano passado devido à pandemia que temos enfrentado desde o início de 2020. E nada melhor do que fechar o ano com um evento promovido pela Associação de Cooperação em Cultura e Tecnologia Brasil-Japão (ACCTBJ). Neste sábado (11), de 17h às 22h, a Associação Mineira de Cultura Nipo-Brasileira (AMCNB) recebe o evento Bonen-Kai Matsuri Minas-Japão, que será realizado na rua Dom Lourenço de Almeida, 535, bairro Nova Cachoeirinha, em Belo Horizonte. O evento é gratuito, limitado a 400 pessoas. Os ingressos podem ser adquiridos em https://www.sympla.com.br/evento/bonen-kai-matsuri-minas-japao/1407145.

O evento é uma confraternização japonesa que acontece no final do ano, onde as pessoas se despedem dos acontecimentos agradáveis e desagradáveis que tiveram no decorrer do ano e também uma forma de agradecimento pelo convívio com as pessoas. O termo Bonen-kai significa: Bō “esquecer”, Nen “ano”, kai “reunião”.

Essa primeira edição contará com apresentações culturais japonesas de grupos locais de Taiko, danças e karaokê, diálogos sobre turismo, workshops e, sem deixar de lado a riqueza da gastronomia japonesa que também marcará presença por meio de um espaço gastronômico, com comidas típicas japonesas e mineiras, integrando as culturas, promovendo e incentivando a comercialização de produtos de pequenos comerciantes locais.

Haverá também um workshop de origami.A atração principal do dia será uma aula-degustação, com o público presente, que terá como foco a harmonização de queijos mineiros e o sake, contando também a história dessa tradicional bebida japonesa e suas formas de preparo, ensinando também como fazer uma caipirinha com essa bebida. Uma particularidade: durante as celebrações do Bonen-Kai, no Japão, as pessoas consomem a bebida alcoólica em abundância, porém, neste evento, a indicação é que o consumo seja feito com moderação!

O evento tem o intuito de fazer parte da retomada dos eventos presenciais em Belo Horizonte e da Associação Mineira de Cultura Nipo-Brasileira (AMCNB), que promove eventos turísticos, culturais e gastronômicos ao longo do ano, atraindo moradores locais, da RMBH e de outros estados. O patrocínio é da Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Belotur e a organização é da ACCTBJ. Voltado para adultos, o evento é gratuito, mediante retirada de convite pelo Sympla.

No Japão, esses encontros são organizados por empresas, grupos de amigos e acontecem em restaurantes, os Izakayas, em hotéis ou em algum espaço para confraternização. Geralmente nesses Bonen-kais acontecem apresentações de músicas, danças e de karaokê como um dos entretenimentos. Conforme a tradição, os pratos são típicos da gastronomia japonesa e são regados a cerveja e à tradicional bebida japonesa, o sake, acreditando-se que assim as preocupações são eliminadas, prolongando a vida. A festividade é sempre acompanhada de muitas conversas animadas e muitas gargalhadas. Os Bonen-kais se assemelham muito com as tradicionais confraternizações de fim de ano aqui no Brasil.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas