‘Festa no Céu’: Instalação de pássaros é atração no CCBB BH
O Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB BH), no Circuito Liberdade, apresenta “Festa no Céu – Mirĩ’k ã m hsé’p Bahsa’rã” até o dia 28 de fevereiro de 2026.
Instalação inédita da artista, curadora e ativista indígena Daiara Tukano, a obra ocupa o pátio do centro cultural com um arco composto por mais de 100 pássaros, em sua maioria araras, criado como homenagem à sabedoria ancestral, à preservação da floresta e ao papel das aves como intermediárias entre dimensões espirituais. A visitação é gratuita e acontece de quarta a segunda-feira, das 10h às 22h.
O trabalho se estrutura como um grande mobile, no qual os pássaros aparecem em quatro posições distintas, sugerindo movimento contínuo. Feitas em material translúcido e ornamentadas com desenhos de hori em diversos tons, as peças projetam cores no espaço tanto sob a luz do sol quanto à noite, quando recebem iluminação especial. Mais que um conjunto escultórico, a instalação se propõe a funcionar como um portal para a cosmovisão indígena.
“A Festa no Céu” é um grande móbile de pássaros de acrílico, araras e outros passarinhos voando com as suas asas abertas, desenhadas com hori, que são os nossos grafismos do povo Ye’pá Mahsã. São grafismos que nós usamos nas nossas panelas, nas nossas cestarias e nas nossas pinturas corporais e que fazem parte da nossa cultura. Os pássaros são transparentes e têm reflexos iridescentes, de arco-íris, projetando as suas sombras iluminadas no chão. Eles são transparentes, assim como são transparentes nossos sonhos, nossos pensamentos e nossos sentimentos”, explica Daiara Tukano.
Ao levar esse símbolo amazônico para um espaço central da cidade como o CCBB BH, a artista reforça a urgência de cuidar da floresta, compreendida por muitos povos como um organismo vivo.
Ouça a rádio de Minas