‘Festa sem fronteiras’ celebra culturas de oito nacionalidades neste sábado (16) em BH

A diversidade cultural de oito nacionalidades será celebrada neste sábado (16), na segunda edição da “Festa sem fronteiras”, em Belo Horizonte. O evento, com entrada gratuita, será realizado das 10h às 19h30 no Parque Orlando de Carvalho Silveira, no bairro Silveira, região Noroeste da Capital, reunindo música, gastronomia e artesanato de diferentes partes do mundo.
A iniciativa é organizada pelo Coletivo Cio da Terra, criado em 2016 para apoiar mulheres migrantes na efetivação de direitos, fortalecimento da autonomia e combate à xenofobia. A rede oferece desde aulas de português até assistência emergencial e utiliza eventos culturais como forma de geração de renda e integração social.
“Nosso trabalho é feito com muito cuidado, afeto e em coletivo. Mais do que tudo, a gente defende que migrar é um direito. E que toda pessoa migrante, refugiada ou apátrida é, sim, uma pessoa que tem direitos, com voz, com potência, com história. E é isso que a gente segue fazendo: enfrentando as discriminações e cuidando para que os direitos humanos sejam, de fato, para todos”, ressalta a integrante da coordenação do coletivo, Denise Fantini, de nacionalidade argentina.
- Leia também: Virada Cultural 2025 leva 24 horas de arte e gastronomia ao Centro de BH nos dias 23 e 24 de agosto
Atrações musicais
A programação traz apresentações que unem sonoridades ancestrais e contemporâneas. A novidade é o show de Yaku Urku Quechua e banda, com o espetáculo “Realeza de Abya Yala”, inspirado em cantos e memórias dos povos andinos. Também sobem ao palco o nicaraguense DJ Rizo, com salsa e reggaeton, e a chilena DJ Amaranta, que mescla ritmos latinos e batidas eletrônicas.

Sabores e artesanato internacionais
O público poderá experimentar pratos típicos de países como Venezuela, Colômbia, República Dominicana, Chile, Peru e República Democrática do Congo. No espaço de artesanato, haverá peças produzidas por artesãos do Peru, Ucrânia, Haiti, Chile, República Dominicana e Congo.
A programação inclui ainda um Espaço Kids, comandado pelo projeto “Future Slime da JoJo”, para garantir a diversão das crianças.
A Festa sem fronteiras busca valorizar as tradições de comunidades imigrantes e reforçar o papel da cultura como ponte entre diferentes povos.
Ouça a rádio de Minas