Variedades

Festival celebra a cultura afro-mineira no bairro Céu Azul, em BH; confira a programação

Evento gratuito reunirá Congados, gastronomia típica, apresentações artísticas e ações educativas no próximo domingo (29)
Festival celebra a cultura afro-mineira no bairro Céu Azul, em BH; confira a programação
Guarda de Congo em Moçambique de São Bartolomeu de Nossa Senhora do Rosário e Ordem Templários Foto: Divulgação

No próximo domingo (29), Belo Horizonte vai receber o Festival Mãos de Raça, iniciativa dedicada à valorização das afromineiridades, expressão das tradições culturais afro-brasileiras presentes em Minas Gerais. A programação será realizada das 9h às 17h30, na Rua dos Navegantes, entre as ruas Padre Paulo Rególio e Radialista José Junquilho, no bairro Céu Azul, na região de Venda Nova.

O evento é gratuito e contará com cortejos tradicionais, apresentações artísticas e culturais, feira de produtos artesanais e culinária afro-mineira. Entre os pratos que serão comercializados, destaque para pastel de angu, acarajé, feijoada, angu à baiana, feijão tropeiro, canjica e caldos típicos. A proposta é oferecer uma imersão nos sabores e saberes da cultura afrodescendente.

Além das atrações abertas ao público, o festival também promoverá atividades em escolas públicas da região, como workshops, palestras e a distribuição de cartilhas educativas sobre cultura afro-brasileira. A ideia é fortalecer a educação patrimonial e o resgate da memória ancestral.

“O projeto Mãos de Raça é um convite para que todos apreciem a estética dessas heranças e a interconexão entre o mundo material, o sagrado e a vida das pessoas. Preservar as raízes é essencial para viver plenamente. Por isso, o festival busca transmitir esses conhecimentos à nova geração”, afirma Dom Moraes, presidente da Ação Social Cristo Rei, idealizadora do projeto.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O Festival Mãos de Raça é uma realização da Ação Social Cristo Rei, Tem, Ama, Minas e Governo de Minas Gerais, com patrocínio da Cemig, produção da Cria-me Projetos e Eventos e apoio da Prefeitura de Belo Horizonte.

Programação

9h às 12h – Cortejo e apresentações de Congados e Folias de Reis
12h30 às 13h15 – Performance artística: Coração Tambor – Coletivo Adayeba
13h45 às 14h45 – Apresentação musical: Meu Samba é Reza – Luter Nguzuale e Banda
15h às 15h45 – Apresentação de Capoeira: Herança em Movimento – Arte Quilombo Capoeira
16h às 17h – Apresentação musical: Homenagem às Mulheres do Samba – Laura Souza Trio
17h30 – Encerramento do evento

Serviço

  • Local: Rua dos Navegantes, entre as ruas Padre Paulo Rególio e Radialista José Junquilho, no bairro Céu Azul, na região de Venda Nova.
  • Horário: 9h às 17h30
  • Entratada: gratuita
  • Para mais informações, acompanhe o perfil oficial do projeto no Instagram: @maosderaca

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas