Festival de Cinema Quilombola acontece na Serra do Cipó neste fim de semana

O Quilombo do Açude, na Serra do Cipó, será palco de um momento histórico. Neste sábado (11) e domingo (12), acontece a 6ª edição do Festival Cinema dos Quilombos, que pela primeira vez se realiza dentro de um território quilombola, tornando-se o primeiro festival de cinema quilombola do Brasil nesse formato.
O evento gratuito ocupará o território reunindo cinema, música, gastronomia, feira de artesanato e moda africana, além de oficinas e atividades para todas as idades. Ao todo, nove filmes produzidos em Minas, Goiás e Espírito Santo compõem a programação.
Entre os homenageados desta edição, estão o ator e escritor Lázaro Ramos, o cineasta mineiro Gabriel Martins e o multiartista Maurício Tizumba. A programação completa pode ser conferida pelo Instagram @cinemadosquilombos.
Veja, a seguir, outros destaques de Variedades:
“Vital – o musical dos Paralamas”
Os Paralamas do Sucesso, uma das mais importantes bandas brasileiras, que se mantém há mais de quatro décadas, ganhou uma homenagem nos palcos. “Vital – o musical dos Paralamas”, após sucesso em turnê no Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e João Pessoa, desembarca na capital mineira.
O espetáculo que exalta a amizade e musicalidade de Herbert Viana, Bi Ribeiro e João Barone tem sessões desta sexta-feira (10) a domingo (12) no Cine Theatro Brasil Vallourec. Ainda há tempo de se programar para o fim de semana com ingressos a partir de R$ 50.
As vendas são pelo site Eventim e bilheteria do teatro na Praça Sete. Os horários são neste sábado e sábado, às 21h e domingo, às 18h.
“Retratos de uma era: as fotos raras de JK”
O Museu Casa Kubitschek – MCK, na Pampulha, inaugura nesta sexta-feira (10) a exposição “Retratos de uma era: as fotos raras de JK”, que apresenta ao público imagens inéditas da trajetória de Juscelino Kubitschek. A mostra tem curadoria do pesquisador Fábio Chateaubriand. As visitas são gratuitas e podem ser realizadas de quarta-feira a domingo, das 10h às 18h.

A exposição reúne fotografias emblemáticas de diferentes períodos da vida de JK, desde a infância em Diamantina até sua atuação como médico, prefeito de BH, governador do Estado, senador, presidente da República, passando pelos anos de cassação e exílio.
Ao lado dos registros históricos, destacam-se retratos de família e cenas da vida privada, revelando facetas pouco conhecidas de um dos nomes mais importantes da política e da história do Brasil.
Ouça a rádio de Minas