Festival Cultural Café em Festa traz grãos especiais para a Casa Fiat de Cultura

O café especial é, antes de tudo, encontro: de território com técnica, de ciência com afeto, de tradição com novas ideias. No Festival Cultural Café em Festa, o grão ganha espaço também como conhecimento. Além da degustação de cafés de seis regiões mineiras – Sul de Minas, Serra da Mantiqueira, Cerrado Mineiro, Matas de Minas, Chapadas de Minas e Caparaó – e da participação de 12 cafeterias locais, o evento vai abrir espaço para quem transforma o café em discurso, pesquisa, vivência e sabor.
Neste sábado (24), de 10h às 17h, nos jardins da Casa Fiat de Cultura, no Circuito Liberdade, o público vai poder acompanhar uma série de palestras e demonstrações gratuitas com especialistas que atuam em diferentes frentes do setor. E beber muito café especial. A entrada é gratuita sem a necessidade de retirada de ingressos.

Logo às 11h, o barista e empreendedor Lorenzo Tassinari vai compartilhar a trajetória dele à frente do LeNinha – Confeitaria&Café, cafeteria de destaque em Belo Horizonte que terá um estande no evento. Atual campeão brasileiro da Hario Brewers Cup, Tassinari mostra como a paixão pelo preparo e o olhar estratégico sobre o mercado se encontram no empreendedorismo cafeeiro.
Em seguida, às 11h45, o palco é de Leo Montesanto, um “cafequizador” – como ele mesmo se intitula – e incansável defensor do café especial, fundador e CEO da Coffee+. Ele se dedica a falar, sem filtros, com o público brasileiro sobre as verdades – e os mitos – que cercam esse universo. A apresentação dele será uma conversa direta sobre a cultura do café no Brasil, buscando desmistificar o que é café especial e estimular uma relação mais consciente e crítica com um das bebidas mais queridas dos brasileiros.
O idealizador do Festival Cultural Café em Festa, Felipe Brazza, vai falar, às 13h15, sobre formação de público, acesso e futuro. Fundador da Liga dos Baristas e um dos principais articuladores do cenário local, Brazza compartilha reflexões sobre como ampliar o consumo consciente e afetivo do café especial. A fala dele é também um convite a repensar a presença do café nas mesas, nas ruas e na gastronomia da capital mineira.
A programação é extensa e conta com vários outros especialistas que vão tratar de confeitaria e café, a arte de fazer drinks com café e até o protagonismo do grão nos cardápios veganos. As palestras também são abertas ao público, sem inscrição prévia, com participação por ordem de chegada.
Para completar a experiência, o festival vai contar com uma trilha sonora especialmente pensada para acompanhar os aromas e os sabores do dia. Três DJs se revezam ao longo do evento, seguindo a tendência mundial das coffee parties – festas que ganham, cada vez mais, espaço em cafeterias do Brasil e do mundo, oferecendo uma forma de socialização em que o café é o protagonista.
O Festival Cultural Café em Festa é uma realização do Projeto Aproxima e tem patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Quem quiser saber mais detalhes e a programação completa do festival, é só acessar o perfil oficial no Instagram: @cafeemfesta
Ouça a rádio de Minas