Festival da Goiaba em São Bartolomeu terá programação especial neste fim de semana; confira

Conhecida por sua polpa rica em vitaminas, textura marcante e aroma inconfundível, a goiaba se destaca como matéria-prima essencial para a agroindústria, impulsionando também a produção da tradicional goiabada cascão. A partir desta sexta-feira (4) até neste domingo (6), o fruto é o protagonista de um tradicional festival no distrito de São Bartolomeu, em Ouro Preto, na região Central do Estado.
O evento, que celebra a importância cultural e econômica da goiaba, chega a sua 28ª edição, atraindo visitantes de várias regiões de Minas e de outros estados. “Nós estamos festejando a boa safra da goiaba, que é recolhida sempre em fevereiro e março para fazermos as melhores goiabadas, incluindo a famosa goiabada cascão, que é um patrimônio imaterial de Ouro Preto”, diz o presidente da Associação dos Doceiros e Agricultores Familiares (Adaf), Eduardo Luiz Fortes.
Segundo o doceiro e produtor rural, para que a goiabada seja considerada cascão, o preparo começa pelo processo de separação da casca e a polpa. Depois, é preciso colocar a lenha na fogueira e deixar o tacho de cobre esquentar, pois é necessário que esteja bem quente para adicionar as cascas de goiaba cortadas em tiras.

Preparo exige paciência: “quanto mais velha, mais gostosa”
Ele também explica que após levantar a fervura é necessário completar com água e deixar ferver por 30 minutos. Em seguida, ele acrescenta toda a polpa congelada, suco de limão e açúcar. Fortes alerta que é preciso ter paciência para mexer o doce por aproximadamente duas horas até dar consistência. “Depois armazenamos o doce em folhas de bananeira durante todo o ano, e quanto mais velha, mais gostosa ela fica”, detalha.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Um dos momentos mais aguardados do festival é a hora em que a iguaria típica do vilarejo é preparada ao vivo e servida quente e fresca da panela aos visitantes. “É um evento maravilhoso, cheio de história e tradição, pois venho de uma família que faz esse doce há mais de 100 anos. Meu avô, meu pai e eu próprio somos doceiros, e agora meu filho de 19 anos está seguindo os passos da família”, comenta orgulhoso.
Na programação, estão previstas oficinas, espaços de degustação, barraqueiros com a venda de doces, licores, geleias e biscoitos preparados com goiaba. Além da extensa feira de doces típicos mineiros, a festividade terá também barracas de comidas regionais e de produtores locais de cosméticos, artesanato em tecido, mel e panificação artesanal.
Na programação cultural, haverá ainda diferentes atrações culturais que vão do cortejo Boi da Manta à musicalidade dos congadeiros, além de vários shows de artistas regionais previstos para se apresentarem no palco da festa.
Programação da 28ª Festa Cultural da Goiaba de São Bartolomeu
04/04 – Sexta-feira
18h – Cerimônia de abertura e homenagem aos doceiros | Abertura “Exposição Frutos da Terra” |Entrega da menção honrosa “Doces de São Bartolomeu – Patrimônio Imaterial de Ouro Preto” | Exibição do minidocumentário sobre a produção doceira de São Bartolomeu
19h – Degustação de doces artesanais
20h – “Doces em Versos” com alunos da E. M. Dr. Washington de Araújo Dias
20h30 – “Show Grandes Sertões”, Bontempo e André Vitorino
22h – Show Banda De Pai pra Filho
05/04 – Sábado
10h – Cortejo de abertura Folia do Boi da Manta
11h – Oficina de arte O doce e a Natureza na escola (todas as idades)
12h – Oficina de doce ao vivo na rua principal
14h – Oficina culinária para crianças na escola – “Biscoito Beliscão de Goiabada”
16h – Show Samba com Dendê
18h – Show “Santo de Casa”, com Músicos de São Bartolomeu
20h – Show Trio Capricum
22h – Show Banda Free Birds
06/04 – Domingo
10h – Cortejo da Folia do Boi da Manta
11h – Oficina de culinária adulto na escola: “Goiabada empanada com castanha de caju na cama de Catupiry”
12h – Oficina de doce ao vivo na rua principal
12h – Show Raphael Fernandes “O Rei do Forró”
14h – Oficina Cores da Terra na escola (todas as idades)
14h – Show Dupla Jorge e Sizenando
16h – Show Banda Urucum
Ouça a rádio de Minas