Variedades

Festival de curtas de BH começa hoje

Festival de curtas de BH começa hoje
Crédito: Paulo Lacerda

O Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte (FestCurtasBH) chega à 23ª edição. A partir de hoje e até o próximo dia 14, serão exibidos mais de uma centena de filmes, entre mostras competitivas, paralelas e especial, distribuídas ao longo de 28 programas. Em 2021, foram recebidas 2.795 inscrições de produções de 26 estados brasileiros e de 112 países.

Neste ano, o FestCurtasBH será realizado através do cineHumbertoMauro/MAIS, plataforma on-line exclusiva da Fundação Clóvis Salgado, desenvolvida para abrigar a programação do Cine Humberto Mauro, com acesso gratuito do público, e contará com exibição de filmes, mostras temáticas, performances, master class e debates, além da oficina de crítica Corpo Crítico, que chega a sua 4ª edição consecutiva. Os fãs de cinema e do audiovisual poderão, ainda, ter acesso à parte das sessões fílmicas de forma presencial, no Cine Humberto Mauro, respeitando as medidas sanitárias em vigor, como obrigatoriedade do uso de máscaras e restrição da capacidade da sala.

Durante os 11 dias de evento, o público poderá conferir um conjunto representativo da atual produção cinematográfica nacional e internacional, reunido em torno de temáticas de marcada relevância. A programação conta ainda com obras que promovem uma conversa fílmica fecunda e original com a obra e o pensamento do filósofo de origem francesa e centro-africana Dénètem Touam Bona. Seus conceitos de cosmopoética e marronagem inspiram a Mostra Especial Cosmopoéticas do (In)visível, um conjunto de produções em curta-metragem que expressam de forma inquieta e inventiva uma “poética da fuga”.

A exemplo das edições anteriores, 23º FestCurtasBH promove a valorização da produção curta-metragista em seus diversos contextos e abordagens, contribuindo para pensar a contemporaneidade junto ao público em constante processo de formação e transformação, e evidenciar um cinema engajado estética e politicamente nas diversas lutas históricas.

Produção mineira – O 23º FestCurtasBH dará acesso a uma programação diversificada que apresentará, nas mostras competitivas, produções recentes nacionais e internacionais e também uma mostra de caráter competitivo dedicada exclusivamente à produção mineira. O evento apresenta uma seleção de curtas que propõem formas singulares de articular debates em torno dos filmes contemporâneos e mostras paralelas que abordam e friccionam temáticas que incidem fortemente no presente: a construção e/ou retomada de imagens, com suas necessárias implicações estéticas e políticas e as representações de dimensões do trabalho no mundo contemporâneo.

Em 2021, o evento exibe também a mostra especial Cosmopoéticas do (In)visível, formada por cinco programas e dedicada ao pensamento do filósofo Dénètem Touam Bona. A mostra se inspira especialmente nas noções de cosmopoética e marronagem, tal como desenvolvidas pelo autor, propondo-se a pensar uma poética da fuga e experiências furtivas de resistência através do audiovisual.

A marronagem, pensada “menos como uma forma de conquista do que de subtração ao poder”, um “processo contínuo de liberação”, aponta para experiências que atravessam tempos e espaços, sejam afrodiaspóricas, – como os quilombos, quer históricos ou atuais, e em suas várias expressões: silvícola, urbana, artística, ameríndias, de refugiados e em várias outras formas de “sabedorias astuciosas” que atuam em modo menor.

Três curadoras e curadores convidados – Anti Ribeiro (curadora, cineasta e pesquisadora residente em Pernambuco); Tatiana Carvalho Costa (pesquisadora, cineasta e curadora residente em Belo Horizonte) e Wally Fall (curador e cineasta residente em Martinica) – criaram cada qual um programa, propondo um diálogo entre sua própria pesquisa curatorial e a obra de Touam Bona. A esses três programas, somam-se mais dois elaborados pela equipe de programação do festival.

A ocupação da sala de exibição está limitada a 62 lugares (50% da ocupação) garantindo o distanciamento social entre o público. Os assentos e espaços destinados aos deficientes físicos e/ou com baixa mobilidade ou necessidades especiais ficam restritos a porcentagem limitada de ocupação da sala de exibição. Para garantir a distância mínima entre as poltronas, os lugares demarcados não devem ser ocupados, estabelecendo uma distância entre as poltronas.

O público deve ocupar a poltrona numerada indicada no ingresso. É possível escolher o seu assento disponível através das plataformas digitais e presenciais de emissão de ingresso. O público deve respeitar o protocolo de saída das sessões a fim de evitar aglomerações. É obrigatório o uso de máscara para acesso ao Cine Humberto Mauro e durante a sessão. Não será permitido o consumo de alimentos e bebidas, exceto água. A conferência e leitura de ingressos deverá ser visual ou através de leitores óticos, sem contato manual por parte do atendente.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas