Variedades

Festival de Luz em Pedro Leopoldo

Festival de Luz em Pedro Leopoldo
Crédito: Adobe Stock

Divulgar e preservar a vida e obra de Chico Xavier pelo viés cultural, sem qualquer discriminação de raça, cor, gênero e religião. Esses são alguns dos objetivos do Festival de Luz, que chega neste ano em sua 5ª edição com o tema ‘Felicidade’, trabalhando para conscientizar as pessoas sobre a boa convivência através de exemplos de tolerância, amor, ética e generosidade dados por Chico Xavier.

O evento, que será realizado na Praça da Estação (rua Dr. Rocha, s/n, Centro, Pedro Leopoldo), a partir de hoje e até o próximo domingo é promovido pela Fundação Cultural Chico Xavier em Pedro Leopoldo, e confirma os shows de Lenine com seu filho Bruno Giorgi, Orquestra Sinfônica Cachoeira Grande e banda The Souldiers – Elvis Presley, além dos musicais “Rei Leão” e “Um Cisco – A Vida de Chico Xavier”. A iniciativa realiza também o Circuito Gastronômico, que promete fomentar a culinária local.

De acordo com Jhon Harley, presidente da Fundação Cultural Chico Xavier, o evento movimentará a economia e o turismo de Pedro Leopoldo. “O Festival de Luz é importante para a cidade, pois valoriza a figura de Chico Xavier, esse brasileiro que é um cidadão do mundo. Além disso, a festa atrai visitantes para o município, já que acaba movimentando toda a cadeia de comércio e serviços. O festival ainda valoriza os sabores do estado de Minas Gerais, já que haverá o Circuito Gastronômico e que neste ano fará uma homenagem a José Issa Filho. A festa já é um evento Pedro-leopoldense tradicional e gera grande impacto na cidade, já que nos últimos anos participaram em torno de 20 mil pessoas por edição. Neste ano, será um evento para, literalmente, destacar a importância da felicidade”, comenta.

O Circuito Gastronômico tem como objetivo de fomentar a gastronomia na região de Pedro Leopoldo. “A primeira edição contou com a presença de 17 restaurantes reproduzindo a versão do prato preferido de Chico: frango ensopado com farofa de abobrinha. Foram versões audaciosas e criativas remetendo a singularidade de cada estabelecimento. As demais edições adotaram o mesmo modelo. Porém, atualmente, cada restaurante participante cria pratos com ingredientes da preferência do nosso homenageado, que em 2023 será José Issa Filho. O Circuito tem importante papel de fomento na gastronomia local, completando uma grade com diversas atrações culturais para todas as idades”, destaca Jhon Harley.

O Pedro-leopoldense Chico Xavier dedicou sua vida aos necessitados consagrando-se como um dos mais importantes religiosos do Brasil e do Mundo. Em 1981 foi agraciado em Minas Gerais com a “Medalha da Inconfidência”. No mesmo ano, seu nome foi indicado ao “Prêmio Nobel da Paz”. Em 1995, a Câmara Municipal de Pedro Leopoldo instituiu a “Medalha Chico Xavier”. Em 1999, o governo do Estado de Minas Gerais criou a “Comenda da Paz Chico Xavier”. Em 2000, através da Rede Globo Minas e da Telemar, foi eleito o “Mineiro do Século”. E em 2012, através do SBT em parceria com a BBC de Londres, recebeu o título de “O Maior Brasileiro de Todos os Tempos”, ambos por votação popular. Em 2021, o seu nome foi incluído no “Livro dos heróis e heroínas do Brasil”, depositado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas