Variedades

Festival de Inverno da UFMG é atração em BH e Tiradentes; confira a programação

Trata-se de um dos mais tradicionais eventos do estado mineiro e tem como tema “Culturas e Universidade”
Festival de Inverno da UFMG é atração em BH e Tiradentes; confira a programação
Saltimbancos, espetáculo que é parceria entre as escolas de Música e a de Belas Artes, será uma das atrações | Foto: Divulgação Alef Costa

Universidade precisa ser “além-fronteira” e criar conexões com a população. E é isso que a Universidade Federal de Minas Gerais faz há 57 anos. Começa nesta quinta-feira (10), a 57ª edição do Festival de Inverno da UFMG, um dos mais tradicionais do Estado. Até o dia 19 deste mês, espetáculos de música, teatro, dança, performance, rodas de conversa, seminário, oficinas e exposições vão ocupar o campus Pampulha e outros espaços culturais da universidade – Centro Cultural, Conservatório, Espaço do Conhecimento e Museu Casa Padre Toledo, em Tiradentes. Toda a programação é gratuita.

Com o tema “Culturas e Universidade”, a edição deste ano propõe um olhar para os avanços do campo cultural nas universidades federais brasileiras, destacando a UFMG e os três anos da criação da Pró-reitoria de Cultura (Procult). Essa longa história abarca os 100 anos da Escola de Música, os 99 anos do Conservatório, os 57 anos do Festival de Inverno, os 36 anos do Centro Cultural, os 15 anos do Espaço do Conhecimento, entre tantos espaços, museus, programas e projetos.

De acordo com a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, cultura e democracia são dimensões indissociáveis. “Acesso à cultura é um direito, e uma instituição como a nossa, com sua variedade de programas e equipamentos culturais, trabalha incessantemente para garantir esse direito. Criamos uma pró-reitoria exatamente para articular melhor as ações nesse campo tão fundamental da vida universitária e da vida da cidade. Cultura é fruição, convivência e, sobretudo, formação”, diz a reitora.

Programação

A abertura do 57º Festival de Inverno UFMG será nesta quinta, às 20h, no Conservatório. Como atrações, o Coral de Trombones e Tubas da UFMG, o Grupo de Violoncelos da UFMG (GruVi), o Grupo de Percussão da UFMG e o Máquina do Mundo Trio, concerto de música instrumental e canto.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Na sexta (11), começa o Seminário Procult 3 anos, com apresentação da Política Cultural da UFMG. Realizado on-line, com encerramento no dia 17, o evento vai abrigar debates sobre diferentes aspectos da atuação da pró-reitoria ao longo desses três anos de existência.

A programação vai seguir com apresentação da Geraes Big Band, da Escola de Música da UFMG, lançando seu primeiro EP, às 19h30, no Conservatório. Ainda no campo da música, o Festival de Inverno terá shows de Sérgio Pererê, Audergang, batalha de rap, concertos em parceria com o Festival Plurisons e muito mais.

No teatro e na dança, o festival vai abrigar o espetáculo cênico-musical Os Saltimbancos, parceria entre a Escola de Música e o projeto Circula Teatro da Escola de Belas Artes da UFMG; o solo teatral Amanda, de Rita Clemente, e espetáculos de dança do grupo Sarandeiros e Ballroom – baile de inverno, do coletivo House of Juicy Couture – Capítulo BH.

O Festival promoverá também rodas de conversa, oficinas de teatro, música, tipografia, expografia e infantis, ciclo de palestras sobre composição e exposições de Marcelo Grassmann, Paulo Nazareth, Pompea Britto, a mostra Mundos indígenas e a Centenária, em celebração aos 100 anos da UFMG, que serão completados em 2027. O Museu Casa Padre Toledo, em Tiradentes, será reaberto com a nova exposição Tiradentes – passado presente. É só se programar.

Toda a programação está disponível para consulta no site do Festival de Inverno. Informações sobre o evento são publicadas também no Instagram e no Facebook da universidade. (Com informações da UFMG)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas