Variedades

Festival de Inverno da UFMG chega a BH nesta semana; veja destaques

A 56º edição do evento terá a temática Cultura e Territórios
Festival de Inverno da UFMG chega a BH nesta semana; veja destaques
Exposição Aeris Cor: coração em aço, carbono, cobre e resina asfáltica FOTO: DIVULGAÇÃO / UFMG

A 56º edição do Festival de Inverno UFMG chega a Belo Horizonte nos dias 18 (quinta-feira) a 27 de julho, sob a temática Cultura e Territórios. O público poderá aproveitar o festival no campus Pampulha e em diferentes espaços de cultura da universidade: Espaço do Conhecimento UFMG (no Circuito Liberdade), Centro Cultural UFMG, Conservatório UFMG, Campus Cultural Tiradentes e Espaço Acervo Artístico UFMG. Neste ano, o evento também propõe diálogos com a 34ª Reunião Brasileira de Antropologia, que ocorrerá de 23 a 26 de julho, em Belo Horizonte.

“Esta edição do festival apresenta em perspectivas diversas o tema das Culturas e Territórios. Territórios mineiros, nacionais e latino-americanos. Territórios antropológicos, artísticos e culturais. A parceria com 34ª Reunião Brasileira de Antropologia coloca o festival em sintonia com as principais agendas nacionais e internacionais em defesa dos povos tradicionais, dos territórios e dos povos indígenas, da compreensão da contemporaneidade como território de disputas cruciais para uma humanidade que se redescobre parte da natureza”, comenta o pró-reitor de Cultura da UFMG, Fernando Mencarelli,

Programação

A programação do 56º Festival de Inverno conta com apresentações musicais, exposições de diferentes temas, espetáculos teatrais, exibições de filmes e oficinas, além de colóquios e discussões acadêmicas.

A abertura será nesta quinta-feira (18), a partir das 19h30, no Centro Cultural UFMG (avenida Santos Dumont, 174, Centro). Na sequência, às 20h, o Centro Cultural recebe a abertura das exposições Em Teoria, Aeris Cor e Síntese – Derivações poéticas: som, espaço e a imagem, e, às 21h, haverá uma roda de conversa com os artistas participantes e os curadores da exposição Síntese, Fabrício Fernandino, Damián Rodríguez Kees e Lukas Kühne.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Outro destaque desta edição são as ações de integração entre os festivais de Inverno da Universidade Federal de Ouro Preto e da Universidade Federal de São João del Rey. Além da roda de conversa entre os professores Sandra Nogueira (Ufop), Chico Brinati (UFSJ) e Fernando Mencarelli, pró-reitor de Ação Cultural da UFMG, mediada pela pró-reitora-adjunta de Ação Cultural da UFMG, Mônica Medeiros Ribeiro, o Festival recebe artistas da UFSJ para apresentações.

As novidades da nova edição do Festival de Inverno são prova de sua vitalidade, avalia a reitora Sandra Regina Goulart Almeida: “O festival se aproxima de seu 60º aniversário e mantém viva a sua vocação de vanguarda. As parcerias com esse grande evento da área de antropologia e com outros festivais de inverno que, em certa medida, nasceram sob a inspiração no nosso festival, atestam a sua capacidade de se reinventar”.

Toda a programação é gratuita, e as atividades ofertadas podem ser aproveitadas por todas as faixas etárias, conforme classificação indicativa. Quem quiser acompanhar a programação completa, é só acessar as redes sociais da universidade: Instagram – festival_ufmg | Facebook: festivalufmg.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas