Variedades

Festival Literário Internacional de Araxá vai até domingo (23)

Com o tema “Memória, Literatura e Diversidade”, festival terá atividades culturais acessíveis e inclusivas
Festival Literário Internacional de Araxá vai até domingo (23)
Em edições passadas do Fliaraxá, Leonardo Boff, Afonso Romano e Roberto Parmegioanni em roda de conversa; cidade do Alto Paranaíba terá atividades acessíveis e inclusivas até dia 23 Foto: Divulgação/ Fliaraxá

O Festival Literário Internacional de Araxá – Fliaraxá – chega à sua 12ª edição e começa hoje (19) e vai até o dia 23 de junho com atividades culturais acessíveis e inclusivas com o tema “Memória, Literatura e Diversidade”. Além disso, pela primeira vez, apresenta equidade de gêneros e raça entre os 84 convidados: mulheres negras e brancas, homens negros e brancos, em proporção de 25% cada. Todas as atividades do festival serão transmitidas on-line pelo Youtube do @fliaraxa.

A Fundação Calmon Barreto e seus arredores serão o cenário da Fliaraxá, com dois auditórios, duas livrarias, também intensa programação infantil e infantojuvenil e a “Rua da Economia Criativa”, com música instrumental, artesanato e gastronomia. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

No centro de tudo, a literatura reúne quase uma centena de escritores e escritoras em conversas informais, sem tema definido. O 12º Fliaraxá tem como Autoras Homenageadas Djamila Ribeiro e Bruna Lombardi, tendo como convidada especial Conceição Evaristo. A programação inclui quatro atrações internacionais: a cubana Teresa Cárdenas; o português Afonso Cruz; a francesa Hannelore Cayre e o brasileiro radicado na Suíça Jamil Chade. As indígenas Trudruá Dorrico e Geni Núñez também compõem a lista de autores.

Ziraldo, escritor e cartunista, falecido recentemente, é o patrono do 12.º Fliaraxá. O autor foi a estrela da primeira edição do Fliaraxá, em 2012 e este ano o Prêmio de Redação e de Desenho será baseado em sua obra, incentivando estudantes a criarem fanfics. Os participantes devem desenvolver histórias inventadas ou desenhos inspirados em qualquer livro ou personagem de Ziraldo, celebrando, assim, sua imensurável contribuição à literatura infantil e juvenil.

Sustentabilidade

Um festival literário, como todo evento público, tem emissões de gases na atmosfera, em especial o dióxido de carbono, associadas com suas atividades. Dentre as iniciativas possíveis para reduzir esses impactos negativos, uma delas é o plantio de árvores, buscando contribuir com a restauração florestal e o enriquecimento de solos e biodiversidades; e possibilitando o sequestro de carbono – ou, em outras palavras, o processo de retirada de Co² da atmosfera.

Em convênio firmado com o Instituto Terra, além do plantio de árvores, o Fliaraxá investirá no cultivo de plantas nativas, fundamentais para a regeneração do meio ambiente e a proteção da biodiversidade. O convênio com o Instituto Terra incrementa também um dos pontos fortes do Instituto: a educação ambiental, na formação de jovens profissionais especializados.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas