Variedades

Festival Literário Internacional de Paracatu vai movimentar a cidade durante cinco dias; veja a programação

Evento vai reunir mais de 60 autores e autoras de diferentes origens sociais, étnicas e geográficas
Festival Literário Internacional de Paracatu vai movimentar a cidade durante cinco dias; veja a programação
3° Fliparacatu vai reunir mais de 60 autores e autoras de diferentes origens e é encontro diverso e inclusivo | Foto: Divulgação Fliparacatu

Uma cidade mineira vai “respirar” literatura por todos os cantos durante cinco dias. Paracatu, no Alto Paranaíba, vai se transformar novamente em território da palavra com a terceira edição do Fliparacatu – Festival Literário Internacional de Paracatu, que começa nesta quarta-feira (27) e vai até dia 31 de agosto. O tema-conceito deste ano é “Literatura, Encruzilhada e Desumanização”. Toda programação é gratuita, com tradução simultânea em Libras e transmitida on-line pelo canal @fliparacatu do Youtube.

Os autores homenageados desta edição são a mineira Ana Maria Gonçalves, de Ibiá, imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) e autora da aclamada ficção “Um Defeito de Cor”, e o consagrado autor português Valter Hugo Mãe, que participa do tema com o romance “A Desumanização”, além de contribuir com seus traços para a criação da identidade visual do festival.

O festival vai reunir mais de 60 autores e autoras de diferentes origens sociais, étnicas e geográficas, reafirmando o compromisso de equilíbrio com a diversidade, a ética e a transformação. Em um mundo atravessado por crises ambientais, políticas e simbólicas, o 3.º Fliparacatu é um encontro diverso e inclusivo, permeado por convidados que instigam o pensamento relativo aos rumos da humanidade por meio da escuta, da leitura e do debate. “A humanidade está na encruzilhada, com os sinais apontando caminhos errados”, afirma idealizador do evento e presidente do Fliaraxá, Flitabira e Flipetrópolis, Afonso Borges. “A encruzilhada nos coloca o caminho da ética como única opção”, conclui.

Ana Maria Gonçalves
Mineira Ana Maria Gonçalves, imortal da ABL, será homenageada | Foto: Divulgação Agência Minas

A programação inclui mesas de debate, lançamentos de livros, oficinas, exposições, apresentações musicais e uma novidade: o “Fliparacatu da Gente”, uma área original, pensada na economia criativa do município. O espaço contará com spots voltados para gastronomia, artesanato, tranças e uma enorme diversidade cultural, empreendedores paracatuenses empenhados em mostrar o seu trabalho dentro do Festival. Além disso, o 3.º Fliparacatu terá uma grande livraria – o coração de qualquer evento literário – e o já tradicional Prêmio de Redação e Desenho, que mobiliza estudantes de escolas públicas e privadas da cidade.

Entre os escritores, além dos homenageados, estão, por exemplo, Carla Madeira, Zeca Camargo, Mírian Leitão e Fernanda Takai. O 3º Fliparacatu tem patrocínio da Kinross, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, além de apoio cultural da Prefeitura de Paracatu, Caixa e Academia de Letras do Noroeste de Minas.

3.º Fliparacatu – Festival Literário Internacional de Paracatu

Data: 27 a 31 de agosto (quarta a domingo)
Local: Centro Histórico de Paracatu (MG) – Entrada gratuita
Mais informações e programação completa: @fliparacatu e no site

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas