5º Festival Literário Internacional de Itabira movimenta a cidade de Drummond
 
                            O 5º Flitabira – Festival Literário Internacional de Itabira – está movimentando a cidade de Drummond de quarta-feira (29) a domingo (2/11) com o tema “Literatura, Encruzilhada e a Rosa do Povo”, no Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). Toda a programação é gratuita.
O evento se torna ainda mais potente, segundo um dos curadores, Afonso Borges, quando se coloca em diálogo com os autores homenageados desta edição: Conceição Evaristo, Ignácio de Loyola Brandão, Milton Hatoum e Ana Maria Machado. Cada um deles, à sua maneira, reflete o vigor estético e a densidade ética que o festival propõe como eixo de reflexão desde sua primeira edição.
Com uma programação extensa, para todos os públicos, o 5.º Flitabira promove debates literários, lançamentos de livros, contação de histórias para crianças, prêmio de redação, apresentações musicais, entre outros. Juntamente com outros escritores, pensadores, jornalistas e artistas, os escritores homenageados estão participando de rodas de conversa, mesas de debate e sessões de autógrafos.
Outras atrações
Desde sua estreia, o Festival Literário Internacional de Itabira abraça o setor criativo-econômico e o comércio local. Em sua quinta edição, não seria diferente: agora chamado “Flitabira da Gente”, o evento está recebendo, na avenida ao lado do Teatro da FCCDA, empreendedores locais. O local é um dos pontos mais dinâmicos do Flitabira, contando com estandes de artesanato e gastronomia e enorme diversidade cultural.
Uma das marcas do Flitabira é a valorização da produção independente. Autoras e autores têm espaço para lançar gratuitamente suas obras durante o festival, com a única contrapartida de doar dois exemplares para bibliotecas da cidade. A doação fica sob responsabilidade da produção do Flitabira. As vendas também poderão ser realizadas diretamente pelos escritores, via Pix, sem cobrança de comissão.
Tem também o Prêmio de Redação e Desenho, que é voltado para estudantes entre 4 e 18 anos, matriculados em escolas públicas e particulares de Itabira. O concurso é dividido em seis categorias – três para redação e três para desenho – e um estímulo à parte: premiação em dinheiro para os primeiros, segundos e terceiros colocados de cada categoria. É sempre uma disputa saudável, e os professores dos alunos premiados serão presenteados com livros selecionados pela organização do Flitabira.
A programação completa do 5º Flitabira pode ser conferida no YouTube, Facebook e Instagram – @flitabira. Tem também programação digital.
O evento é apresentado pela Vale, por meio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Itabira.
Ouça a rádio de Minas
 
 
       
             
             
             
             
             
             
             
             
            