Festival Literário Internacional de Paracatu leva programação de qualidade para a cidade mineira

O Festival Literário Internacional de Paracatu – Fliparacatu – chega nesta quarta-feira (28) à 2ª edição com o tema “Amor, Literatura e Diversidade” e promete levar programação de qualidade à cidade do Noroeste de Minas nos próximos dias. O evento, que vai até domingo (1º de setembro), tem entrada gratuita e será realizado na Gira Paracatu, um circuito cultural criado pelo festival no centro histórico da cidade e que contempla múltiplos espaços, cada um com sua programação específica e para todas as idades.
São mais de 60 autores convidados, entre nacionais, internacionais e também locais. A diversidade é marca do Fliparacatu, segundo o idealizador Afonso Borges, que, em 2024, é representativa em um mosaico bastante representativo da sociedade brasileira: escritores e escritores negros, indígenas e brancos, de diferentes partes do País.
Em sua segunda edição, o Fliparacatu tem como “Autor Homenageado” Ailton Krenak, e o mineiro Lucas Guimaraens será o “Poeta Homenageado”. Com Krenak, o festival homenageia a ancestralidade e o convite para pensar no mundo sob a ótica dos povos originários. Em Guimaraens, o pensamento poético perante a vida.
Dentre os mais de 60 escritores da programação do 2.º Fliparacatu, estão seis convidados internacionais e, entre os brasileiros, estão Conceição Evaristo, Itamar Vieira Junior, Sérgio Abranches, Carlos Starling, Edney Silvestre, Zeca Camargos, dentre vários outros nomes.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Após uma edição de estreia realizada no centro histórico, o Fliparacatu retorna em 2024 com programação dividida em mais pontos. Haverá palestras, debates e rodas de conversa no auditório Afonso Arinos, que é um dos principais espaços do festival. Indo além, a Praça da Leitura será um espaço dedicado ao relaxamento e à imersão literária. O “coração” do festival, a Livraria do Fliparacatu, reunirá uma vasta seleção de títulos de autores de diferentes localidades e gêneros. Proporcionando sombra durante todo dia, o espaço ao lado da Igreja do Rosário será destinado às inúmeras sessões de autógrafos programadas. Já a programação cultural terá um concerto da Orquestra Ouro Preto, no Largo da Jaqueira, no sábado (31).
Poeta homenageado
A escolha do poeta homenageado no 2º Fliparacatu, o belo-horizontino Lucas Guimaraens, se deu não apenas pela obra, mas também pelo reconhecido papel do escritor na defesa da poesia e da literatura. Hoje, aos 45 anos, ele já publicou sete livros entre poesia e filosofia, destacando-se tanto nacional quanto internacionalmente. Entre os trabalhos publicados no Brasil estão: “Onde (poeira pixel poesia)”; “33,333 – Conexões bilaterais”; “Exílio – o lago das incertezas”; “Amarrar o corpo na lua”.

Lucas Guimaraens ainda tem obras de filosofia publicadas na França relacionadas ao trabalho de Michel Foulcault e também de Jacques Poulain, além de livro de poemas. Publicações que tratam da dignidade humana e também sobre a escrita poética como patrimônio imaterial da humanidade, realizando um recorte dos poetas mineiros, desde os inconfidentes até os chamados letristas do Clube da Esquina.
Seus poemas já foram lidos e gravados por renomados artistas, como Antônio Fagundes e Bruna Lombardi. Guimaraens tem também atuação como produtor cultural e gestor junto a importantes instituições públicas e privadas de incentivo à cultura, ao turismo de negócios e à educação.
Ouça a rádio de Minas