Variedades

Festival do Marmelo celebra culinária e tradição no Sul de Minas

Evento busca o fortalecimento dos pequenos negócios e no estímulo ao turismo gastronômico
Festival do Marmelo celebra culinária e tradição no Sul de Minas
Pela primeira vez, festival acontece na época da colheita, que garante marmelos frescos do pomar à mesa | Foto: Reprodução Adobe Stock / Orestligetka

Delfim Moreira, no Sul de Minas, recebe mais uma edição do Festival do Marmelo entre sexta-feira (30) e domingo (1º de fevereiro), período que marca a colheita do fruto símbolo do município. O evento, gratuito e aberto ao público, irá ocorrer nas praças Getúlio Vargas e Sebastião Rodrigues Ferreira. É uma boa programação também para quem está nas cidades próximas a Delfim Moreira neste fim de semana.
É a primeira vez que o evento vai acontecer na época da colheita, garantindo marmelos frescos, saborosos e direto do pomar para a mesa.

O Sebrae Minas é um dos realizadores do festival, por meio do Prepara Gastronomia, programa que oferece capacitações e consultorias especializadas para fortalecer micro e pequenas empresas do setor de alimentação fora do lar, em parceria com a prefeitura.

Com foco na valorização da culinária regional, no fortalecimento dos pequenos negócios e no estímulo ao turismo gastronômico, o festival contará com uma programação diversificada. Um dos destaques é a Cozinha Show, que acontece, diariamente, com receitas preparadas ao vivo por empreendedores do setor de alimentação fora do lar atendidos pelo Prepara Gastronomia.

Entre os pratos apresentados estão: “Majestade Fucsia”, com Sílvia Izidio; Cheesecake de queijo de cabra com calda de marmelada, por Clara Olívia; “Marmesopa”, com Regivani Andrade; Risoto Dulce de Marmelo, preparado pelo chef Highlander Castro; e “Costelinha do Mirante”, com Josélia Lemes, evidenciando a criatividade e a identidade gastronômica local.

Sopa de marmelo

A programação também valoriza saberes tradicionais do município. A sopa de marmelo, reconhecida como Patrimônio Imaterial de Delfim Moreira, será preparada por Águida Marcondes, uma das precursoras da receita que preserva uma tradição marcada por história, afeto e sabores transmitidos entre gerações.

Durante todos os dias do evento, também haverá degustação de sopa de marmelo e marmelada artesanal, e distribuição gratuita de mudas de marmelo, incentivando o cultivo do fruto e a preservação da cultura local. Atividades culturais também integram a programação, ampliando a experiência de moradores e visitantes.

Sopa de marmelo
Sopa de marmelo não poderia faltar, já que é Patrimônio Imaterial de Delfim Moreira | Foto: Divulgação Sebrae Minas

Para a analista do Sebrae Minas, Andresa Paes, o festival cumpre um papel estratégico no desenvolvimento do município. “O Festival do Marmelo mantém viva a tradição e a cultura de Delfim Moreira, ao mesmo tempo em que gera oportunidades para os pequenos negócios locais. Ao conectar capacitação, identidade territorial e gastronomia, fortalecemos o empreendedorismo e contribuímos para um desenvolvimento mais sustentável”, afirma.

A programação completa, que terá também barracas de artesanato e shows, pode ser acessada pelo seguinte perfil no Instagram: @turismodelfim.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas