Variedades

Festival Ocupa+ vai unir arte, cultura e encontro na Gruta da Lapinha

Festival integra as ações culturais desenvolvidas nas cidades de Lagoa Santa, Pedro Leopoldo e Vespasiano
Festival Ocupa+ vai unir arte, cultura e encontro na Gruta da Lapinha
Foto: Reprodução Instagram Maurício Tizumba

O Festival Ocupa+ desembarca em Lagoa Santa, neste sábado (12), com a proposta de transformar a Gruta da Lapinha em um grande palco de arte, cultura e encontro, das 9h às 17h. Shows de Maurício Tizumba e Tambor Mineiro, Cris Souki ao lado dos alunos da oficina de canto popular, apresentações do Batuque Latino, Choro da Lagoa, Xequerelas e DJ Carol Blois estão entre os destaques do evento, que também oferece teatro, contação de histórias, capoeira, práticas corporais e oficinas abertas ao público. Tudo gratuito.

Além disso, o festival conta com a parceria com a Feira Encantaria, um espaço de artesanato e criatividade, e com o tradicional Piquenique Literário, que chega à sua 18ª edição. Juntos, prometem ampliar ainda mais a experiência do público, oferecendo um ambiente rico em descobertas, troca de saberes e valorização do feito à mão e da leitura. É a união entre a arte popular, a cultura e o incentivo à leitura em um cenário inspirador.

Realizado pelo projeto Ocupa+, o festival integra as ações culturais desenvolvidas nas cidades de Lagoa Santa, Pedro Leopoldo e Vespasiano. A iniciativa é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Marina e Flávio Guimarães e do Instituto Unimed-BH, e realização da Vianna Cultura, Ministério da Cultura e governo federal. “Reafirmamos a cada ano o nosso compromisso em democratizar a cultura e celebrar a riqueza artística local, com um carinho especial pelo público 50+,” afirma a coordenadora geral do projeto, Flávia Vianna.

A programação valoriza a cultura brasileira em suas múltiplas expressões e convida o público a ocupar o espaço público com arte. Um dos momentos mais aguardados será a apresentação de Maurício Tizumba e do grupo Tambor Mineiro, levando ao palco a força e a ancestralidade da cultura afro-brasileira. A apresentação une o artista mineiro ao bloco criado a partir de suas oficinas, com caixas de congado, patangomes e gungas, vozes femininas e masculinas e a alegria das manifestações culturais mineiras.
A programação completa com os horários de todas as atrações pode ser conferida no perfil oficial do projeto no Instagram: @ocupamais_.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas