Festival em Sabará apresenta os sabores do ora-pro-nóbis

Um dos ingredientes mais tradicionais da culinária mineira, o ora-pro-nóbis será a estrela do 27º Festival de Ora-Pro-Nóbis de Sabará, que acontecerá entre esta sexta-feira (6) e domingo (8), no bairro Pompéu, na cidade histórica bem perto de Capital. É uma boa programação para quem está pensando em curtir o fim de semana com boa comida. O evento promete reunir amantes da boa gastronomia, produtores locais e artistas regionais em uma celebração dos sabores e saberes da terra.
Nesta sexta (6), o evento começa às 18h com uma missa de abertura e vai até 23h. No sábado, inicia-se às 10h30 e, no domingo, um pouco mais cedo: às 10h. A programação completa pode ser acessada pelo Instagram @descubrasabara.
Este ano, o festival traz uma gama de ações que valorizam cada vez mais a gastronomia local e terá como tema “O Resgate da Memória Afetiva”, uma homenagem à fundadora da tradição local, a conhecida Dona Maria do Pompéu, que é a fundadora do primeiro restaurante na região, que segue em pleno funcionamento e leva o nome dela.
A homenagem foi sugerida pela própria comunidade, por meio da Associação dos Moradores do Pompéu (Amap), que valoriza a história da Dona Maria, de 94 anos. E reconhece a importância da moradora, por manter viva a tradição dos restaurantes da região e fortalecer o bairro como um local de potência gastronômica para Sabará e para Minas Gerais.
O Festival de Ora-Pro-Nóbis, que já se tornou tradição na região, destaca a versatilidade da planta, rica em nutrientes e amplamente utilizada em pratos típicos como frango com ora-pro-nóbis, empadas, tortas e até doces e pães. Restaurantes locais e chefs convidados vão apresentar receitas exclusivas durante o evento. Toda a curadoria gastronômica foi realizada através da Prefeitura Municipal de Sabará em parceria com a Amap.
Além da gastronomia, o público poderá aproveitar uma programação variada com apresentações musicais ao vivo, feira de artesanato, oficinas culinárias e atividades para crianças. Segundo a secretária de Turismo, Jussara Paim, a expectativa é que a cidade receba 15 mil pessoas, em média, durante os três dias, entre moradores e turistas.
“O festival é uma forma de valorizar nossas raízes e promover o desenvolvimento econômico e cultural da região. O Pompéu tem em sua essência o bem receber, o acolhimento mineiro e, claro, uma rica potência gastronômica. O evento é uma oportunidade de mostrar toda essa riqueza para o mundo e um convite para que as pessoas venham visitar o Pompéu durante todo o ano”, afirma a secretária de turismo.
Ouça a rádio de Minas