Variedades

Evento Sabores da Montanha tem inscrições abertas para empresários interessados

Municípios de Minas, Rio e São Paulo participam do festival gastronômico
Evento Sabores da Montanha tem inscrições abertas para empresários interessados
Crédito: Divulgação/Festival Sabores da Montanha

O clima serrano das regiões montanhosas do Sudeste brasileiro, mais especificamente da Serra da Mantiqueira, dará o tom pela segunda vez do Festival Gastronômico Sabores da Montanha, que acontecerá entre os dias 7 de junho e 28 de julho deste ano. Criado para fomentar a economia gastronômica da região, o evento espera contar com 100 restaurantes participantes nesta 2ª edição.

As inscrições para os empresários interessados já estão abertas no site oficial do evento e são convidados restaurantes, comércios e produtores artesanais de municípios dos três estados que abrigam a Serra da Mantiqueira: Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A taxa de inscrição para participação é de R$ 450 por estabelecimento.

São permitidas inscrições de comércios de 16 ramos de atividades diferentes, sendo eles:  restaurante, gastrobar, cafeteria, churrascaria, chocolateria, pizzaria, hamburgueria, doceria, cervejaria, sorveteria, bar, lanchonete, padaria, produtor artesanal, conveniência e quiosques.

Na última edição, o festival reuniu 72 casas comerciais de 29 municípios dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro que produziram um prato especial para o evento com insumos locais. Quem detalha é Reginaldo Pupo, gestor do Grupo Sabores, que gerencia o Sabores da Montanha.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


De acordo com ele, a amplitude do festival dificulta uma premiação dos pratos participantes. “Seria muito difícil mandarmos um comitê de jurados para todos os municípios. A ideia principal é mesmo valorizar e mostrar para o mundo as peculiaridades dessa região, divulgando e valorizando a gastronomia da Mantiqueira”, comenta Pupo.

Festival nas montanhas aproveita turismo já consolidado na região

O promotor conta que o evento é o maior do gênero na Serra da Mantiqueira e o único a reunir três estados diferentes. Ele ressalta que o festival acontece em plena temporada de inverno, quando a região recebe em média 3 milhões de turistas, de acordo com estimativas das prefeituras locais. “São visitantes vindos de diversas regiões do Brasil e, inclusive, de outros países e com alto poder aquisitivo. O festival é uma vitrine da gastronomia típica daqui e contribui com os produtores locais”, avalia.

O Sabores de Minas tem uma característica democrática e permite a participação de diversos ramos de atividades gastronômicas e de qualquer tamanho. “No ano passado tivemos desde uma pastelaria de um mercadão participando à uma vinícola premiada. Queremos manter essa diversidade”, comenta.

De acordo com Pupo, os participantes garantem a qualidade de seus produtos e a segurança alimentar e o festival oferece a possibilidade da fidelização dos clientes, ainda que sazonais, a atração de novos clientes para conhecer a gastronomia de cada estabelecimento e o aumento do tíquete médio do restaurante. 

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas