Variedades

Operação de trânsito para o Festival Sensacional 2025 terá linha especial de ônibus

PBH organiza esquema com reforço no transporte público, sinalização e agentes de trânsito para receber 25 mil pessoas no Parque Ecológico
Operação de trânsito para o Festival Sensacional 2025 terá linha especial de ônibus
Foto: Divulgação/PBH

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) preparou uma operação especial de trânsito para os dias 27 e 28 de junho, durante a realização do Festival Sensacional 2025, no Parque Ecológico Francisco Lins do Rêgo (avenida Otacílio Negrão de Lima, 6.061), na Pampulha. A expectativa é de que o evento receba cerca de 25 mil pessoas.

A ação contará com o trabalho de agentes da Unidade Integrada de Trânsito, formada por BHTrans, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal. O objetivo é garantir a segurança viária, orientar motoristas e pedestres e manter a fluidez no entorno do parque. A recomendação da PBH é que os condutores respeitem a sinalização provisória e sigam as orientações dos agentes.

Intervenções no trânsito

Desde as 20h desta quinta-feira (26), faixas de pano começaram a ser instaladas nas vias próximas ao evento, com informações sobre as alterações e as melhores rotas de acesso.

Entre as medidas adotadas estão:

  • implantação de sinalizações provisórias para organizar o fluxo de táxis, viaturas policiais, pessoas idosas e com deficiência;
  • demarcação de áreas nas esquinas críticas para garantir o raio de giro dos ônibus;
  • sinalização nos acessos aos estacionamentos e nas agulhas de mudança de pista, visando melhorar a circulação.

Transporte público: linha especial 55

A PBH também vai disponibilizar a linha especial 55 (Mineirão/Savassi – Via Centro) para facilitar o deslocamento dos participantes.

Na ida para o evento:

  • Sexta-feira (27): partidas entre 16h15 e 18h15, da Avenida Cristóvão Colombo (entre as ruas Sergipe e Tomé de Souza), com paradas na Avenida Amazonas, 303 (Centro), na Estação UFMG e no Marco Zero da avenida Otacílio Negrão de Lima.
  • Sábado (28): embarques entre 12h15 e 14h15, no mesmo ponto da Cristóvão Colombo, com o mesmo trajeto.

Na volta:

  • Sexta-feira: saídas do Marco Zero da Otacílio Negrão de Lima entre 20h e 0h15.
  • Sábado: partidas no mesmo local e horário, com intervalos de 30 minutos.

Nos dois dias, os pontos de desembarque serão na Estação UFMG, na avenida Amazonas, 322, e na Cristóvão Colombo, 287. Agentes da Superintendência de Mobilidade do município (Sumob) vão organizar o embarque, com viagens iniciadas de acordo com a demanda. A linha circulará pela pista exclusiva da avenida Antônio Carlos, agilizando o trajeto. O pagamento pode ser feito com o cartão BHBUS, via QR Code no aplicativo BHBUS+ ou em dinheiro.

Outras opções de transporte

  • Táxi: haverá um ponto na avenida Otacílio Negrão de Lima com Rua Novara.
  • Aplicativos de mobilidade e caronas: o embarque e desembarque ocorrerá na Rua Novara, entre as ruas Ferrara e Mandovi.
  • Vans e ônibus fretados: devem utilizar a Rua Sebastião Antônio Carlos (entre a avenida Professor Clóvis Salgado e a rua Orsi Conceição de Minas), além da própria avenida Professor Clóvis Salgado e a rua Orsi Conceição de Minas. Alguns veículos terão acesso ao estacionamento do Marco Zero da Pampulha.
  • Food Trucks: uma área será reservada na pista interna da Otacílio Negrão de Lima, entre a Rua Novara e a Rua Mondovi, para a instalação de veículos de venda de alimentos.

Com informações da PBH

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas