Variedades

Festival ‘Os Sons do Brasil’ chega às cidades históricas de Minas

Evento vai ocupar o Museu Boulieu, em Ouro Preto e, em seguida, o Museu de Mariana
Festival ‘Os Sons do Brasil’ chega às cidades históricas de Minas
Sandra de Sá é uma das atrações do Festival “Os Sons do Brasil” no palco de Ouro Preto | Foto: Divulgação Festival Sons do Brasil

O Festival “Os Sons do Brasil” está retornando à região dos Inconfidentes com uma programação diversificada e gratuita. De sexta-feira (29) a domingo (31), o evento vai ocupar o Museu Boulieu, em Ouro Preto e, depois, segue para o Museu de Mariana entre os dias 5 e 7 de setembro, celebrando a pluralidade sonora que marca a música brasileira. Nesta sexta-feira, a programação começa às 19h30.

A edição deste ano traz ao palco de Ouro Preto grandes nomes da cena nacional, como Sandra Sá, Russo Passapusso & Ministério Público SoundSystem, Azymuth e Carlos Dafé, ao lado de artistas que renovam e reinventam a música brasileira como Jazz das Minas, Big Band Cefart, DigitalDubs e Sabrina Malheiros. Em Mariana, Roberta Sá é o grande destaque ao lado de artistas como Thiago Delegado, Fernando Bento, Luê, Carla Sceno, Allan Abbadia, Silas Prado, Erica Curtiss, além de Manoel e Filipe Cordeiro, que vão levar à cidade o Baile do Papai.

Desde a sua criação, o festival já recebeu mais de 300 artistas e envolveu dezenas de milhares de pessoas, consolidando-se como uma plataforma de difusão cultural, encontro e escuta ativa. Mais do que um festival, Os Sons do Brasil é um movimento que articula arte, memória e território, promovendo experiências únicas em diálogo com o patrimônio das cidades históricas.

O Festival “Os Sons do Brasil” é viabilizado através da Lei Rouanet com o patrocínio master da Vale, patrocínio da J. Mendes, apoio da Prefeitura de Ouro Preto, Prefeitura de Mariana, Museu Boulieu e do Museu de Mariana.

Trupe Sons do Brasil

Além de oferecer uma série de shows, o Festival “Os Sons do Brasil” apresenta a Trupe Sons do Brasil, atividade formativa do evento, com um espetáculo cênico-musical que já encantou mais de 10 mil crianças e adultos de todas as idades nas últimas edições do festival.

Com uma proposta lúdica e educativa, a Trupe convida o público de escolas, centros comunitários e espaços culturais a embarcar em uma viagem sonora pela história da música brasileira, resgatando gêneros e expressões que vão desde os cantos dos povos originários até o funk e o hip hop contemporâneo.

Neste ano, o espetáculo percorre as cidades de Ouro Preto, Mariana, Catas Altas, Congonhas e Itabirito. A itinerância começa nesta sexta-feira (29, em Passagem de Mariana, marcando o início de uma jornada que levará música, teatro e aprendizado a escolas e centros comunitários e culturais de Minas Gerais.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas