Festival de Popularização do Teatro de Ouro Preto vai homenagear ‘Nerso da Capitinga’

A cidade histórica de Ouro Preto, na região Central de Minas, recebe, nos próximos dias, a terceira edição do Festival de Popularização do Teatro de Ouro Preto. Com apresentações no Teatro Casa da Ópera, reinaugurado em dezembro de 2023, e em um palco ao ar livre, neste ano, o evento também contará com transmissão ao vivo pelo YouTube, em vistas de levar a cultura para mais pessoas.
A programação terá início na próxima sexta-feira (24) e vai até domingo (26), com a presença confirmada de artistas brasileiros renomados. A começar pelo ator e humorista, Pedro Bismarck, homenageado do festival por sua trajetória de 40 anos de carreira. Criador do personagem Nerso da Capitinga, o artista vai abrir as apresentações no Teatro Casa da Ópera na sexta-feira 24, às 19 horas com o espetáculo “Rindo à Toa”, que reúne causos, piadas novas e clássicas que só Nerso da Capitinga sabe contar.
“Quando recebi o convite para me apresentar no Festival de Popularização do Teatro de Ouro Preto fiquei muito feliz. Primeiro por estar em Ouro Preto, uma cidade linda e que sempre me recebeu com muito carinho. Segundo, pelo fato de poder me apresentar em um teatro maravilhoso que é a Casa da Ópera, uma construção histórica”, afirma.
A atriz, comediante e integrante da Companhia de Comédia Os Melhores do Mundo, Gorete Milagres, também é aguardada pelo público. Ela se apresenta no sábado (25), às 21 horas, no palco interno com a peça “Filomena 30 anos de peleja”.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Representando a cultura local, os cortejos musicais – atrações tradicionais do evento – também serão apresentados com grupo e bandas musicais da cidade.
De acordo com o coordenador do evento, Leandro Borba, o Festival de Popularização do Teatro de Ouro Preto pretende fortalecer a cultura teatral em Ouro Preto e popularizar o acesso ao Teatro Casa da Ópera para a comunidade e para os visitantes da cidade histórica que tem na arte um de seus grandes atrativos.
“O Festival vai usar a linguagem cênica, em suas muitas formas, para criar uma experiência de apoio a novos artistas e de redescoberta do teatro para adultos e crianças. O nosso objetivo é que, ao participarem das atividades, os espectadores se sintam estimulados a consumir bens culturais e a frequentar outros eventos realizados no Teatro”, destaca.
Programação do festival
Sexta-feira (24/05)
- Apresentação de teatro de Lambe Lambe pela Cia Lamparina às 17h30;
- Cortejo na Praça Tiradentes com Guarda de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, Bateria Efigênia Carabina, Tribo Ansata e Bloco Zé Bastião às 18h00;
- Palco interno – Nerso da Capitinga às 19h00;
- Palco externo – Santinhas do Pau Oco pela Cia. Corpo de Prova às 21h00
Sábado (25/05)
- Apresentação da Sociedade Musical Senhor Bom Jesus das Flores (Banda do Alto da Cruz) às 17h00;
- Estúdio ID feat Banda civil Sociedade Musical Santa Cecília de Rodrigo Silva às 18h00;
- Palco externo – O Rei Leão pela Copas Produções às 19h00;
- Palco interno – Filomena 30 anos de peleja por Gorete Milagres às 21h00
Domingo (26/05)
- Apresentação de teatro de Lambe Lambe pela Cia Lamparina às 14h00;
- Cortejo Osquindô Folia na Praça Tiradentes às 15h30;
- Palco interno – O Mágico de Oz (Cia Divertidamente) às 16h30;
- Palco externo – Hermanoteu na Terra de Godah pela Cia Os Melhores do Mundo às 19h10
Ouça a rádio de Minas