FIC celebra 200 anos da Independência

O Festival Internacional de Corais (FIC) promove a cada ano uma temática específica. Nesta edição de 2022, o tema será “Liberdade”, em homenagem ao bicentenário da Independência do Brasil e aos 200 anos do “Hino da Independência”, composto por Dom Pedro I, com letra de. O FIC 2022 contempla e homenageia também os 50 anos do Clube da Esquina, que prezou e exaltou a liberdade em diversas canções, entre elas, “Coração Civil”, composta por Milton Nascimento e Fernando Brant: “Quero a liberdade, quero o vinho e o pão…Quero ser amizade, quero amor, prazer… Quero nossa cidade sempre ensolarada, os meninos e o povo no poder eu quero ver…” “E Minas Gerais nunca deixará de ser o altar de homens livres… A liberdade sempre vai morar em todo coração de montanhês” composta por Tavinho Moura e Fernando Brant e a música tema “Ser Livre, o que é” especialmente encomendada ao maestro Leo Cunha e poeta Murilo Antunes que será apresentada por todos os grupos nos finais dos eventos.
A abertura do FIC Liberdade será realizada nesta quarta-feira (7), às 19 horas na Igreja de Santa Teresa (Praça Duque de Caxias, 200, Santa Tereza), com corais e diversos músicos convidados, entre eles Toninho Horta, Tadeu Franco, Murilo Antunes, Telo Borges, Ian Guedes, Rodrigo Borges, Mariana Brant e Beto Lopes, além da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais e o Coral de Mil Vozes.
A programação da noite de abertura do FIC Liberdade terá início com o “Hino Nacional”, tendo como solista o tenor Edson D’Oliveira, o “Hino da Independência”, com Tadeu Franco & Ladston Nascimento, “Hino da Bandeira”, com Aline Santos e Luiza Gabrielle, e “Oh! Minas Gerais”, com Eliseth Gomes. A seguir, músicas do repertório do Clube da Esquina e de compositores mineiros: “Paixão e Fé”, com Beto Lopes e Mariana Brant, “Coração Civil”, com Tadeu Franco, “Travessia”, com Toninho Horta, “Para Lennon e McCartney” com Ian Guedes e Rodrigo Borges e “Canção da América”, com Cláudio Venturini e Telo Borges entre outros. Todas as apresentações são gratuitas.
Nesta quarta-feira, às 15h, haverá a pré-abertura do Encontro de Corais no- Anfiteatro Funarte MG. A abertura oficial será, às 19h30, na Paróquia Santa Teresa e Santa Teresinha, com as presenças da Banda São Vicente de Paulo, Cancioneros, Chorus Exultutate Voces, Cor de Coro, Coral Adulto São Vicente de Paulo, Coral Alegria de Cantar, Coral Ansef, Coral Artencanto, Coral da Abbott, Coral Diadorin, Coral Dom Hélder Câmara, Coral Ensaio Aberto, Coral Evangélico de Belo Horizonte, Coral Infanto Juvenil das Gerais, Coral Infanto Juvenil do Palácio das Artes, Coral Infanto Juvenil São Vicente de Paulo, Coral Infantil Santo Antônio, Coral Luís de Camões, Coral Meninas de Mocambeiro, Coral Online de Contagem, Coral Puer Singers, Coral Una Voz, Corporação Musical Nossa Senhora de Lourdes, Colorau (foto), Coro Bora Cantar, Coro En Canto, Coro Sinfônico do Cefart – Palácio das Artes, Crescere, Cristiane Duarte e Janio Tanaka, Duo Mariva, Grupo Vocal Overvozes, Imperial Coro do Penedo, Turnê Coral Canto & Vida e Vozes Negras do Rosário.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Na quinta-feira, às 20h, haverá a apresentação do Imperial Coro do Penedo na Igreja São José, no Centro de Belo Horizonte. Na sexta-feira (9), às 19h, será a vez da apresentação do Coral Mater Vocem e Imperial Coro do Penedo, no Festival do Folclore de Jequitibá. No sábado (10), às 14h, o Coral Canarinhos de Santana, o Coral Mater Vocem e o Imperial Coro do Penedo participarão do Festival Gastronômico de Chapada, em Ouro Preto. Já no domingo (11), às 10h, será realizada a apresentação do Coral Mater Vocem e Imperial Coro do Penedo, na Igreja São Lucas. No mesmo dia, às 11h, o Festival do Folclore de Jequitibá receberá o Coral Jovenzinhos de Pedro Leopoldo.
Ouça a rádio de Minas