Variedades

Filarmônica e Grupo Corpo sobem ao palco da Sala Minas Gerais

Balé foi encomenda da Filarmônica de Los Angeles ao Grupo Corpo. Confira também outros destaques de Variedades
Filarmônica e Grupo Corpo sobem ao palco da Sala Minas Gerais
Crédito: Reprodução Instagram Oficial Grupo Corpo

De 4 a 6 de julho, às 20h30, na Sala Minas Gerais, a Filarmônica de Minas Gerais e o Grupo Corpo sobem ao palco novamente para apresentar o balé “Estância”, do compositor argentino Alberto Ginastera, cuja estreia no Brasil aconteceu em agosto de 2023, com as duas companhias mineiras, na celebração dos 15 anos da Filarmônica. Sob a batuta do maestro Fabio Mechetti, diretor artístico e regente titular da Filarmônica de Minas Gerais, o espetáculo tem coreografia de Rodrigo Pederneiras e direção artística de Paulo Pederneiras, com solo do barítono Vinicius Atique.

O balé foi uma encomenda da Filarmônica de Los Angeles ao Grupo Corpo, que o estreou em julho de 2023, no Hollywood Bowl, Estados Unidos, com a regência do maestro Gustavo Dudamel. Os ingressos à venda no site e na bilheteria da Sala Minas Gerais, a partir desta quinta-feira (13), às 10h (site) e às 12h (bilheteria).

Veja, a seguir, outros destaques dos Negócios:

Palácio das Artes recebe o “Palco Aberto”

O mundo é um palco”, escreveu William Shakespeare, nascido há 460 anos. A Fundação Clóvis Salgado (FCS) inaugura nesta quinta-feira (13), no Palácio das Artes,, o projeto “Palco Aberto”, que, ao longo de 2024, que vai criar um novo espaço para diálogo entre estudantes do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart) e artistas de diversas linguagens num clima descontraído, a céu aberto. As atividades acontecerão ao ar livre, nos jardins internos do Palácio das Artes, das 18h às 21h, com entrada gratuita. Nesta primeira edição, a programação se estenderá também nesta sexta-feira (14) e sábado (15), incluindo as ações do Dia do Pequeno Artista, que ocorre no sábado.

Com periodicidade mensal até o mês de outubro, a curadoria e a programação do “Palco Aberto” ficarão a cargo da equipe gestora do Cefart e FCS, com olhar ampliado para as diversas linguagens. As pessoas interessadas em se inscrever nas próximas edições devem preencher um formulário com informações de identificação, dados de contato e a proposta. A cada edição, um conjunto diferente de atrações, com grupos musicais, bailarinos, atores, poetas, DJ’s, tecnologias da cena e muito mais.

Na estreia, a programação abre com intervenções artísticas e com o Grupo de Percussão do Cefart, coordenado pelo professor Rosinei Andrade, e que trará ao público a performance musical “Pandemônio”, totalmente ao som de pandeiros. Logo depois, entra em cena a Big Band Cefart, formada por estudantes e professores da Escola de Música, sob regência de Camilo Christófaro e com um repertório que vai de Adele a Tom Jobim.

Após um breve interlúdio com outras intervenções artísticas, o projeto Lira Club chega às 20h para fechar a noite, incorporando diversos gêneros musicais, como o rock, o pop, o blues e o jazz, em um show que contempla grandes nomes da música popular, tais quais Aretha Franklin, James Brown, Janis Joplin, Alanis Morissette, Amy Winehouse e David Bowie.

O presidente da Fundação Clóvis Salgado e idealizador do projeto, Sérgio Rodrigo Reis, afirma que o “’Palco Aberto’ é, antes de tudo, uma festiva conquista. O projeto representa mais um espaço para a democratização da arte e da cultura, aberto para trazer, promover e descobrir novos talentos, além de uma vitrine que dá visibilidade para as inúmeras e variadas ações do Cefart e da Fundação Clóvis Salgado. Mais que um berço, ‘Palco Aberto’ quer ser onde nascem as estrelas”, salienta Reis.

Além de apresentar e divulgar o trabalho de artistas das cenas belo-horizontina e mineira atuais, serão realizados ainda ensaios, oficinas, processos criativos, rodas de conversa e aulas abertas em diálogo com o Cefart, de modo a aproximar o público do fazer artístico e dos procedimentos de criação que antecedem as apresentações, ampliando as possibilidades de experiências culturais para os visitantes do Palácio das Artes. A diretora do Cefart, Priscila Fiorini, destaca o “Palco Aberto” como uma oportunidade para dar visibilidade a artistas ainda em início de carreira, assim como uma vitrine para alunos, ex-alunos e grupos da escola. “A ideia do projeto é justamente sair da estrutura formal dos teatros, promovendo esses encontros mais intimistas e despojados, do público com os artistas. Pensamos em uma programação jovem, afinada com o que está sendo produzido e pensado atualmente nos mais diversos campos artísticos”, explica a diretora.

Arraial do CCBB BH

O CCBB Belo Horizonte realiza a partir desta quinta-feira (13) e até o próximo domingo (16) a 3ª edição do seu arraial, com entrada gratuita, mediante retirada de ingresso, muita música, dança, comidas e bebidas típicas, além de diversão para todas as idades. O evento comemora a festa junina, uma das celebrações mais populares e tradicionais do País, reconhecida como patrimônio cultural brasileiro desde 2023.

Dentre as atrações, o público poderá assistir às apresentações das quadrilhas “Fogo de Palha”, “Feijão Queimado” e “Casa do Chapéu”, curtir os shows das bandas “Suvaco Xerôso”, “Pisa na Fulô” e “Trio Gandaiêra”, dançar ao som do set da DJ Aída e participar de uma aula de forró com o professor Vito do Forró. A programação também oferece atividades voltadas para crianças, como o espetáculo musical “A Incrível Quadrilha de um Homem Só”, teatro de bonecos, o “Forró do Zé Pequeno para Baixinhos” e o show da banda “Arrasta Pezinho”.

Cine Periférico em Lagoa Santa

A partir desta quinta-feira (13) até sábado (15), Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), poderá “se ver” no cinema. A cidade receberá a Mostra Cine Periférico, com sessões de cinema ao ar livre e programação para todas as idades. A mostra busca visibilizar e enaltecer a potência dos cineastas periféricos e produções feitas na cidade.

As sessões serão realizadas na Praça Dr. Lund, centro (nesta quinta); entorno da Igreja Nossa Senhora do Rosário da Lapinha, bairro Lapinha (nesta quinta); e no Campo da Associação Nova Vila Futebol Clube, no Palmital (sábado, com início sempre às 19 horas. A programação é gratuita e, para completar o clima de cinema, haverá distribuição de pipoca e refrigerante ao público presente. A edição do Cine Periférico em Lagoa Santa tem como tema o “Patrimônio Histórico”.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas