Filarmônica faz concerto com o pianista Alessio Bax

O renomado pianista italiano Alessio Bax faz sua estreia com a Filarmônica de Minas Gerais, executando um dos concertos mais emblemáticos do repertório, o “Primeiro”, de Tchaikovsky”, hoje e amanhã, às 20h30, na Sala Minas Gerais.
A orquestra, sob a batuta do regente associado, José Soares, revisita o balé “Petruska”, de Stravinsky, ao mesmo tempo em que introduz a “Abertura para orquestra”, da compositora francesa Germaine Tailleferre. Os ingressos estão à venda no site www.filarmonica.art.br e na bilheteria da Sala Minas Gerais.
Combinando excepcional lirismo e intuição a uma técnica consolidada, Alessio Bax é, segundo a revista Gramophone, um dos mais talentosos pianistas hoje. Ele despontou com a conquista do primeiro lugar nas competições internacionais de piano de Leeds e Hamamatsu e tornou-se um artista renomado, tendo se apresentado como solista com mais de 150 orquestras nos cinco continentes, incluindo as filarmônicas de Nova York, Londres, Royal e São Petersburgo, e as sinfônicas de Nova York, Boston, Dallas, Sydney e NHK Symphony, no Japão. Colaborou com maestros como Marin Alsop, Vladimir Ashkenazy, Sir Andrew Davis, Sir Simon Rattle, Yuri Temirkanov e Jaap van Zweden. Alessio Bax se formou com honrarias no Conservatório de Bari, sua cidade natal, na Itália, quando tinha apenas 14 anos. Em 2019, foi convidado a integrar o departamento de piano do New England Conservatory, em Boston.
Natural de São Paulo, José Soares é regente associado da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais desde 2022, tendo sido seu regente assistente nas duas temporadas anteriores. Venceu o 19º Concurso Internacional de Regência de Tóquio, edição 2021 (Tokyo International Music Competition for Conducting). José Soares recebeu também o prêmio do público na mesma competição.
Ouça a rádio de Minas