Variedades

Filarmônica homenageia Stravinsky e Beethoven

Filarmônica homenageia Stravinsky e Beethoven
Crédito: Rafael L G Motta

Em homenagem a Stravinsky nos 50 anos da sua morte, a Filarmônica de Minas Gerais, sob regência do maestro Fabio Mechetti, apresenta um dos balés do compositor russo que revolucionaram a história da música: “O pássaro de fogo: Suíte” (versão 1919). A “Nona de Beethoven” completa o programa que encerra a temporada de 2021, numa ode à alegria e à fraternidade universal, com a participação da soprano Marly Montoni, da mezzo-soprano Ana Lucia Benedetti, do tenor Fernando Portari, do baixo-barítono Savio Sperandio e do coral Concentus Musicum, de Belo Horizonte, sob a regência de Iara Fricke Matte.

As apresentações serão realizadas amanhã e na próxima sexta-feira, às 20h30, e no sábado (sessão extra), às 18h, na Sala Minas Gerais, com ocupação total da sua capacidade, 1.493 lugares. Os concertos encerram a temporada de 2021 da orquestra e a venda de ingressos está disponível no site www.filarmonica.art.br e na bilheteria da Sala Minas Gerais. A apresentação de amanhã também terá transmissão ao vivo pelo canal da Filarmônica no YouTube.

Para o maestro Fabio Mechetti, diretor artístico e regente titular da Filarmônica de Minas Gerais, “mesmo diante das restrições impostas pela pandemia, que praticamente paralisou as orquestras internacionais, a Filarmônica de Minas Gerais conseguiu manter em 2021 sua planejada programação, com algumas inevitáveis modificações”. A temporada de 2022 terá início em fevereiro, e as novas assinaturas estarão à venda de 15 de dezembro a 27 de janeiro.

Durante o intervalo das apresentações, serão realizados os “Concertos Comentados”, palestras em que especialistas comentam o repertório da noite. O palestrante da noite é Werner Silveira, curador do projeto e percussionista da Filarmônica de Minas Gerais.

A soprano Marly Montoni estreou no Theatro Municipal de São Paulo em 2017, como Leonora em “Fidelio”, de Beethoven. No mesmo palco, interpretou também obras de Verdi, Puccini, John Adams, Andrew Lloyd Weber e Elodie Bouny. Em Belo Horizonte, foi a protagonista em “Porgy e Bess”, de Gershwin, no Palácio das Artes.

Natural de São Paulo, a mezzo-soprano Ana Lucia Benedetti estudou piano no Conservatório de Música Ars et Scientia e é Bacharel em Canto pela Faculdade Mozarteum, na classe de Francisco Campos Neto. Estudou também com Hildalea Gaidzakian, Marcos Thadeu, Regina Elena Mesquita, Gabriel Rhein-Schirato e Eliane Coelho.

Fernando Portari cantou no mítico La Scala de Milão, em “Fausto” e “Romeu e Julieta”, de Gounod. Sob a direção de Daniel Barenboim e acompanhado da soprano Anna Netrebko, apresentou “Manon Lescaut” na StaatsOper de Berlim. Apresentou-se nos teatros La Fenice, em Veneza, na Ópera de Roma, no Teatro São Carlos de Lisboa, Massimo de Palermo, na Deutsche e Komische Oper em Berlim, Tokyo, Helsinki, Moscou e Varsóvia.

A voz e a presença cênica marcantes de Savio Sperandio o fazem um dos artistas mais solicitados do Brasil, tendo se apresentado em óperas nos teatros municipais do Rio de Janeiro e São Paulo, Theatro da Paz (Belém), Teatro Amazonas (Manaus), Palácio das Artes de Belo Horizonte, entre outros. No exterior, cantou como Bartolo em “O barbeiro de Sevilha” no Teatro Colón (Argentina), no Festival de Ópera de Ercolano (Itália) e no Teatro Real de Madrid (Espanha).

Parceria – O Concentus Musicum, de Belo Horizonte, estreou em 2016 ao lado da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais na apresentação do “Réquiem”, de Mozart, o que deu início a uma frutífera parceria com participações nas temporadas 2017, 2018 e 2019. Idealizado pela regente Iara Fricke Matte, é um grupo vocal e/ou instrumental misto formado por profissionais altamente qualificados.

Regente coral e orquestral, Iara Fricke Matte dedica-se ao estudo e apresentação de obras dos períodos Barroco, Renascimento e Contemporâneo, com ênfase na performance historicamente embasada e na sua afinidade com a música de J. S. Bach. Professora de regência na Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG),é pós-doutora em regência pela University of Southern California.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas