Filarmônica recebe pianista Dmitry Masleev

Um dos mais talentosos pianistas da atualidade, Dmitry Masleev retorna a Belo Horizonte para executar duas obras de singular virtuosismo e amplo contraste estético: o “Concerto para piano nº 1 em dó menor, op. 35”, de Shostakovich, e “Jazz Suite para piano e orquestra”, de Alexander Tsfasman. O principal trompetista da Filarmônica de Minas Gerais, Marlon Humphreys-Lima, também é solista no “Concerto”, de Shostakovich.
Sob a batuta do maestro Fabio Mechetti, diretor artístico e regente titular da Filarmônica de Minas Gerais, a orquestra faz releitura de uma peça emblemática do século XX, a “Quinta Sinfonia”, de Shostakovich, obra carregada de profunda experiência de um compositor em busca da liberdade dentro do regime opressor stalinista. As apresentações serão amanhã e na sexta-feira, às 20h30, na Sala Minas Gerais. Os ingressos estão à venda no site www.filarmonica.art.br e na bilheteria da Sala Minas Gerais.
Vencedor do Concurso Internacional Tchaikovsky de 2015, Dmitry Masleev vem estabelecendo sua carreira profissional com apresentações elogiadas pela crítica e muito bem recebidas pelo público. Recentemente, apresentou-se com a Filarmônica de Paris e a Orquestra Nacional da França, além de ter participado de importantes festivais no país e na Alemanha, onde também é presença constante nas salas de concerto. Em 2017, fez sua estreia no Carnegie Hall, em uma performance que o jornal New York City Informer chamou de “vívida e propulsora”.
Durante a pandemia, Masleev colaborou ativamente com a Sociedade Filarmônica de Moscou em concertos on-line e também estreou mundialmente obras recém-descobertas de Shostakovich, datadas do início da carreira. Nascido e criado em Ulan-Ude, cidade da Rússia siberiana próxima à fronteira com a Mongólia, Masleev estudou no Conservatório de Moscou e na Academia Internacional de Música no Lago de Como.
Ouça a rádio de Minas