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Filme do Grupo Galpão estreia em canal digital

Filme do Grupo Galpão estreia em canal digital
Crédito: Elenize Dezgeniski

Às voltas com “o fim” de uma época, duas pessoas resolvem sair às ruas para respirar, andar, observar, duvidar e, se possível, antever horizontes. Trata-se do casal que deseja viver as últimas horas dos últimos dias de um mundo, até então, conhecido. Eis o argumento central da narrativa escrita pelo ator e dramaturgo Paulo André (foto), do Grupo Galpão, para o filme “Febre”, cuja estreia nacional ocorreu na sexta-feira (4) no canal do Grupo no YouTube.

Com texto de Paulo André e direção de Marcio Abreu, a obra fica em cartaz até o próximo dia 13, disponível das 20h às 23h, e encerra o projeto “Dramaturgias – Cinco passagens para agora”. O projeto realizou, desde junho de 2021, cinco espetáculos em diferentes formatos nas redes sociais. Integram o elenco de “Febre’ as atrizes e os atores Antonio Edson, Eduardo Moreira, Júlio Maciel, Lydia Del Picchia, Paulo André e Teuda Bara, todos do Grupo Galpão.

O texto do filme foi escrito por Paulo André no primeiro ano da pandemia, junto ao núcleo de dramaturgia do Galpão Cine Horto, a partir de workshop ministrado pelo ator, dramaturgo, diretor e pesquisador teatral Vinícius de Souza. Trata-se de uma história de um casal – interpretado por três duplas distintas de atores do Grupo, que se revezam ao longo da obra – que vive as últimas horas dos últimos dias de um mundo conhecido: assim se dá o começo de tudo.

“Durante a escrita, mostrei meu texto a algumas pessoas, entre as quais, Marcio Abreu, que demonstrou muita vontade de dirigi-lo. Ao começarmos o projeto, já como parte da série Dramaturgias – Cinco passagens para agora, comentei sobre a história com o Grupo Galpão, que gostou muito e entrou na proposta”, explica Paulo André.

Ele destaca, ainda, que se dedicou à escrita no momento da pandemia em que se percebia desiludido e sem perspectivas: “E não apenas devido à pandemia. Escrevi em meio a esse fim de mundo que conhecemos. Era como se tudo estivesse terminando e faltassem poucas horas para tudo acabar. O texto está sempre no escuro, e, ao mesmo tempo, em movimento. As pessoas têm relação muito ativa com esse fim, e não estão em casa se lamentando, chorando o término de uma época. Elas saem para ver algo, pois não têm outra coisa a fazer”. Em resumo, são duas pessoas, sem gênero definido pela narrativa, com atitude muito ativa em relação ao que vivem, pois desejam sair às ruas para ver, andar um pouco. Daí a energia ativa – e nada passiva – da obra em relação ao suposto fim de mundo.

O nome do filme também remonta às vivências de Paulo André durante a pandemia, apesar de, inicialmente, ele ter cogitado não dar título à obra. “Achava que seria uma boa provocação. Contudo, essa dramaturgia deveria ter sido produzida no ano passado, mas tive Covid e, durante nossas reuniões via Zoom, achei que o texto poderia se chamar ‘Febre’. O nome acabou por direcionar tudo, já que o texto tem a atmosfera de um delírio febril, com muitas reiterações e elipses, além de acontecer de forma frenética. A ideia do nome não só foi um bom achado, como nos ajudou a pensar e a formatar o filme”, afirma.

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No que diz respeito ao formato, Paulo André optou por um grande poema díptico, dividido em duas seções bem distintas. “Sob o ponto de vista formal, a primeira parte se compõe pelo grande poema, enquanto a segunda revela rubricas bem teatrais. Que o diga a cena de um casal dançando certa coreografia de ações cotidianas, dentro de um quarto – algo que, no primeiro movimento, aparece em flashes. Fica subentendido, assim, que o casal da segunda parte pode ser o mesmo.


O desafio da Segurança Energética
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São medidas adotadas para evitar a falta do abastecimento de energia, provocada por fatores como a escassez hídrica e até mesmo dificuldades inerentes aos tipos de fornecimento. Associada a essas medidas está a segurança na disponibilidade de energia adequada, de qualidade e a preços acessíveis.

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