Filmes nacionais de graça na Sala Humberto Mauro; veja programação

O ano de 2025 foi marcado pela campanha do filme “Ainda Estou Aqui” no circuito de premiações internacionais. A trajetória da obra ressaltou o potencial do cinema nacional até a premiação máxima: Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2025. Nessa perspectiva, o Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, vai apresentar a mostra “Prêmio Grande Otelo”, com uma programação dedicada às produções contemporâneas realizadas no Brasil. De 1º a 6 de julho, o público poderá conferir filmes como “O Auto da Compadecida 2”, “Estômago 2 – O Poderoso Chef” e o premiado longa de Walter Salles, “Ainda Estou Aqui”. Na seleção, estão presentes filmes indicados em três categorias do prêmio realizado pela Academia Brasileira de Cinema.
As sessões têm entrada gratuita, com retirada de ingressos na bilheteria do cinema a partir de meia hora antes das sessões. Parte das entradas também pode ser adquirida através da plataforma Eventim. Os horários são variados e a programação completa pode ser acessada no site da Fundação Clóvis Salgado.
Com uma curadoria de 15 filmes, a mostra reúne os indicados a Melhor Longa-Metragem Ficção, Melhor Longa-Metragem Comédia e Melhor Longa-Metragem Documentário. A premiação, que possui outras 27 categorias, homenageia a qualidade das obras contemporâneas e a trajetória de um cinema que resiste, inova e se reinventa. Anteriormente nomeado como Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, passou a levar o nome de Otelo a partir de 2024, como uma forma de exaltar a trajetória artística do ator.
“É uma forma de convidar o público a acompanhar de perto o que vem sendo produzido e de fortalecer o vínculo entre o cinema nacional e seus espectadores”, aponta o gerente do Cine Humberto Mauro e curador da mostra, Vitor Miranda.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ouça a rádio de Minas